Começa hoje a retomada das aulas presenciais na rede estadual de ensino

Acontece nesta segunda-feira  a retomada das  aulas presenciais na rede estadual de educação do Paraná,  em 206 escolas de 72 municípios,  distribuídos pelas áreas de abrangência de 16 dos 32 núcleos regionais de educação e que representam cerca de 10% da rede estadual, formada por 2.100  escolas.

Os   núcleos com mais  colégios retomando as aulas presenciais são os de Toledo, com 55 escolas; de Foz do Iguaçu, com 27; e de Cascavel, com 22.

Outros 12 núcleos em que haverá volta ás aulas serão os de Assis Chateaubriand (três escolas), Campo Mourão (dez), Dois Vizinhos (cinco), Goioerê (14), Guarapuava (11), Irati (seis), Jacarezinho (seis), Paranavaí (uma escola), Ponta Grossa (16), Telêmaco Borba (duas), Umuarama (20) e União da Vitória (seis).

Os municípios com maior número de escolas estaduais retornando às aulas presenciais na segunda-feira serão Cascavel (18 colégios), Toledo (17), Foz do Iguaçu (nove), Castro (oito), Guarapuava, Guaíra e  Marechal Cândido Rondon (sete cada).

Conforme a SEEd  nessa primeira fase de retorno será adotado o modelo híbrido de ensino, ou seja, parte dos alunos assistirá às aulas presencialmente e parte remotamente.

Três critérios foram adotados para definir quais educandários  teriam prioridade para a volta das atividades presenciais: acompanhamento das cidades onde houve retorno das redes municipais de ensino e do transporte escolar; instituições de ensino onde há alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para realizar as atividades remotas; e análise de colégios com maior número de professores fora do grupo de risco para a Covid-19.

A rede estadual de ensino tem mais de 1 milhão de alunos e cerca de 100 mil estão matriculados nas 206 escolas que retomarão as atividades presenciais.