Começam as desincompatibilizações em prefeituras da comarca e na região

Calendário eleitoral afunila e pretensos candidatos precisam se definir

A chegada de abril representa o início de uma temporada de decisões para servidores, servidoras, da Administração Pública Direta, Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, inclusive das fundações mantidas pelo poder público, que desejarem concorrer a cargo eletivo nas eleições deste ano.

Todos os interessados devem em prazos variáveis afastar-se do exercício do cargo, com vencimentos e vantagens integrais até o dia seguinte ao da eleição.

Lembrando que, terminado o processo eleitoral, ocorrerá a reassunção do servidor efetivo na própria unidade de lotação

O calendário estabelece também que, de hoje até 30 de julho o Tribunal Superior Eleitoral promoverá, em até 5 minutos diários, contínuos ou não, requisitados às emissoras de rádio e de televisão, propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina, dos jovens e da comunidade negra na política, bem como a esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

A sexta-feira, dia 3 de abril marca o último dia em que se considera justa causa a mudança de partido pelos detentores do cargo de vereador para concorrer a eleição majoritária ou proporcional.

No sábado , 4 de abril, seis meses antes da eleição, todos os partidos políticos que pretendam participar das eleições de 2020 devem ter obtido registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

A data marca também o início do processo de desincompatibilizações, estabelecido pelo calendário eleitoral.

Por conta disso, a semana está sendo movimentada nas prefeituras da microrregião, com algumas decisões já tomadas e outras pendentes de confirmação.

Em Nova Santa Rosa, por enquanto, cogita-se apenas a exoneração do Secretário Municipal de Saude, Noedi Hardt, que pelo MDB colocou seu nome a disposição para a sucessão do atual prefeito Norberto Pinz.

Em Entre Rios do Oeste, três secretários já deixaram o Governo Municipal para disputar vaga na Câmara Municipal: Valdecir Nunes, o Buiú, que respondia pela Secretaria de Viação e Obras; Gilmar Backes, o Bife, que respondia pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; e Solange Schlindwein, até então Secretária de Saude.

Em Quatro Pontes o prefeito João Laufer confirma a saída de quatro secretários: Carlos Becker, da Viação e Obras; Tiago Hensel, da Administração; Silvestre Rohden, da Secretaria de Finanças; e Marco Wickert, da secretaria de saúde.

Exceção a Tiago Hensel , que deverá concorrer na majoritária, como vice ou cabeça de chapa, os demais vão disputar a Câmara de Quatro Pontes.

Em Pato Bragado, por enquanto, cogita-se três desincompatibilizações , dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário eleitoral: John Nodari, secretário de saúde; Arlete Gross Schneider, da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente; e da servidora concursada, lotada na Secretaria de Saude como diretora do setor de Atenção Básica, Simone Tornquist.

Em Mercedes pelos dois dos atuais secretários vão disputar cadeira na Câmara de Vereadores e portanto deixam a equipe da prefeita Cleci Loffi: o secretário de Viação e Obras, Altair Loffi e o secretário de Educação e Cultura, Gilson Backes.

Em Marechal Cândido Rondon, por enquanto nada de oficial em relação a desincompatibilizações, mas nas próximas horas inevitavelmente ocorrerão anúncios a respeito.