Rádio Difusora do Paraná

Começou o ano letivo em todas as escolas do Paraná

Atividades são 100% presenciais

Cerca de 5.300 estudantes da rede de ensino de Marechal Cândido Rondon, dos quais  4 mil nas 17 escolas municipais que contemplam os anos iniciais do Ensino Fundamental, além de cerca de 1.300  nos centros municipais de educação infantil .

Durante toda a semana passada diretores, coordenadores, professores e servidores dos educandários da rede municipal participaram da semana pedagógica em preparação ao ano letivo, com ênfase na organização dos educandários e planejamento com as equipes das escolas sobre os conteúdos a serem trabalhados bimestralmente .

De  acordo com o  secretário municipal de Educação, Fernando Volpato, 100  lousas digitais foram implantadas nas escolas municipais e uma licitação está em andamento para que os demais educandários também sejam beneficiados.

Conforme o secretário, o município está  providenciando uniformes para todos os alunos da rede municipal, planejando ampliações em escolas e CMEIS.

Caso algum servidor ou aluno apresente sintomas, o primeiro passo é procurar atendimento médico nas unidades de saúde, e quando possível comunicar os educandários sobre o resultado.

O atendimento nas escolas municipais ocorrerá das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Já nos CMEIS, os horários são os seguintes: 7h30 até as 18h para o atendimento integral, e das 7h30 às 12h e das 13h15 às 18h, também de segunda a sexta-feira.

Os colégios da rede estadual do Paraná também iniciaram  o ano letivo de 2022,  nesta  segunda-feira,  pela manhã.

Em todos os núcleos regionais de educação,  na semana passada ocorreram as  atividades de estudo e planejamento das equipes das escolas, momento voltado  também  à avaliação dos resultados do ano passado e à consolidação das estratégias pedagógicas para este ano.

Neste ano os professores que darão aula para turmas de 1º ano do Ensino Médio trabalharam  seu planejamento de acordo com as novidades do Novo Ensino Médio ao passo que os  docentes de Projeto de Vida,Empreendedorismo e Pensamento Computacional, por exemplo, planejaram maneiras de adequar o conteúdo à realidade dos alunos.

Uma preocupação da Secretaria de Estado para este ano é o nivelamento dos estudantes em razão de que, em 2021  foram adotados três tipos de modelo de ensino,  remoto, híbrido e presencial e agora  é necessário  retomar os conhecimentos prévios dos estudantes.”

Assim como no ano passado, a rede estadual segue o modelo 100% presencial, aplicando o protocolo de biossegurança nas escolas,  incluindo todas as medidas de controle sanitário.

Educandários da rede particular também iniciaram o ano letivo hoje.