Mesmo com leve redução nas intenções de compra, brinquedos seguem como o presente favorito, e os consumidores estão mais exigentes quanto à qualidade.
Por isso o Dia das Crianças promete movimentar o comércio no Paraná, com consumidores atentos à qualidade e preço dos produtos.
É o que mostra a sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná e do Sebrae/PR, segundo a qual 65,2% dos paranaenses já estão se preparando para comemorar com presentes.
No entanto, esse número representa uma leve queda em relação ao ano passado, quando 66,9% tinham planos de comprar algo especial para os pequenos.
Em média, cada comprador deve presentear de duas a três crianças.
Os pais continuam sendo os maiores responsáveis pelos presentes, representando 54,5% dos compradores, seguidos por tios, avós e demais familiares, que juntos representam 52,5%.
Padrinhos e madrinhas também não ficam de fora, com 8,3% de participação.
Já 5,4% das pessoas que vão comprar presentes não têm parentesco direto com as crianças.
Este ano, o tíquete médio dos presentes subiu 6,6% e deve ser de R$ 154,38.
A maior parte das compras (32,1%) será de presentes com valor de até R$ 100,00.
O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, enfatiza que o Dia das Crianças é considerado a terceira data comemorativa mais importante para o varejo, em volume de vendas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo .
Em Marechal Cândido Rondon a Campanha do Dia das Criancas, da Acimacar tem sorteio de prêmios marcado para o final da tarde do próximo dia 15.