Conectado com

Geral

Comércio rondonense abre no próximo sábado (03) e aulas da rede municipal voltam no dia 05 de abril

Assessoria

Os decretos vigentes dos governos municipal e estadual, que estabeleceram regras até o dia 1º de abril, continuam valendo

 

Na tarde desta sexta-feira, dia 26, aconteceu mais uma reunião do COE (Centro de Operações Emergenciais) de Marechal Rondon. Na oportunidade, foram apresentados os números referentes à pandemia no município, que registrou queda, nas últimas semanas, em relação aos casos ativos. No dia 18 de março aconteceu o pico no mês, quando foram registrados, em um único dia, 335 casos ativos. Conforme o boletim desta sexta-feira, dia 26, o número está em 199 casos ativos.

Diante disso, foram tomadas algumas decisões que serão publicadas em decreto no Diário Oficial Eletrônico, no início da semana.
Inicialmente, discutiu-se sobre a volta às aulas na rede municipal (1ª a 5ª séries). O secretário de Educação, Fernando Volpato, falou das ações a serem implantadas para que todos os alunos tenham um retorno seguro. Segundo ele, todas as medidas sanitárias serão adotadas, desde o transporte escolar até o número máximo de alunos em sala de aula. Colocada em votação, a solicitação foi aprovada. O retorno será de forma escalonada, ou seja, com 30% da capacidade da sala de aula. As aulas remotas terão continuidade para os alunos que estiverem em casa. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) continuarão com as aulas presenciais suspensas.

O CAF (Centro de Atendimento à Família) também voltará com suas atividades presenciais em 05 de abril.

Outro assunto discutido foi quanto à abertura do comércio no dia 03 de abril, véspera de Páscoa. O presidente da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Rondon), Ricardo Leites de Oliveira, enfatizou a necessidade de os comerciantes aproveitarem essa importante data comemorativa. Sem objeções, foi deliberado pela abertura de todo o comércio naquela data, das 8h às 16h, mediante o cumprimento de medidas que contarão no decreto a ser publicado.

Vale ressaltar que os decretos vigentes dos governos municipal e estadual, que estabeleceram regras até o dia 1º de abril, continuam valendo, sem alterações, inclusive para este final de semana (27 e 28), ou seja, somente o comércio considerado essencial poderá atender.

Com relação à ação integrada das polícias, bombeiros e poder público rondonense, ela terá continuidade, a princípio até o dia 06 de abril, podendo ser prorrogada. Conforme relatos da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária, a ação tem surtido efeitos muitos positivos, já que o número de aglomerações diminuiu consideravelmente. A fiscalização terá continuidade e as denúncias de aglomerações devem continuar, pelos telefones (45) 99932-7428 (das 8h às 23h) e 190 (das 23h às 8h).

Por fim, outra questão levantada foi quanto ao comércio de ambulantes no período de pandemia. O poder público municipal não concederá alvará para os ambulantes de fora do município.

 

Fonte: Assessoria

Geral

Abertas as inscrições para cursos de corte e costura

São capacitações gratuitas voltadas para a confecção de roupas para pet, bolsas em tecido e costura industrial

 

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) viabilizam três cursos de corte e costura. As inscrições estão abertas, sendo que as capacitações acontecerão na Unidade Móvel do SENAI, que estará estacionada no parque de exposições.

Terá início no dia 15 deste mês e seguirá até o dia 20 de junho, o curso de Corte e Costura Industrial, com carga horária de 80 horas/aula. Será realizado das 18h45 às 22h45, de segunda a sexta-feira.

Também no dia 15, começará o curso de Técnicas de Confecção de Roupas para Pet, que terá 32 horas/aula e se estenderá até o dia 24 de maio. A capacitação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

Outro curso que está sendo oferecido é o de confecção de Bolsas em Tecido, que somará 48 horas/aula e será realizado de 27 de maio a 20 de junho.

Os cursos são oferecidos gratuitamente, com vagas limitadas. Entre os pré-requisitos estão ter idade mínima de 16 anos, residir em Marechal Rondon e ter o ensino fundamental completo. Menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis, que também devem portar os documentos pessoais.

Interessados em se inscrever em um dos cursos precisam comparecer no Módulo Empresarial, munidos do RG, CPF e comprovante de endereço. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (45) 3284-8796.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "MARECHAL CURSO RÁPIDO TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ROUPAS PET (32 horas/aula) Início: 15/05/2024 Horário: 13h30 as 17h30 Valor: Gratuito Informações: Prefeitura (45) 3284-8796 (Secretaria Desenvolvimento Económico) Secretaria de Desenvolvimento W Desenv Económico MARECHAL CANDIDORONDON CANDIDO RONDON Sistema Flep SENAI"

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "MARECHAL Capacita CURSO RÁPIDO TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE BOLSAS EM TECIDO (48 horas/aula) Secretaria de Desenvolvimento olvimento Deseny Económico Início: 27/05/2024 Horário: 13h30às 17h30 Valor: Gratuito Informações: Prefeitura (45) 3284-8796 feitura (Secretaria de Desenvolvimento Económico) FRFFEITIRATE MARECHAL CANDIDORONDON CANDIDO RONDON Sistema Fiep SENAI"

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Prefeitura rondonense retoma tratativas para a liberação do Parque Industrial IV

Autoridades municipais estiveram nesta terça-feira na Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística

 

Uma comitiva rondonense está nesta terça-feira (07), em Curitiba, onde cumpre agenda junto a repartições públicas do governo do estado. Um dos encontros foi com o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), José Brustolin Neto, para retomar as tratativas visando à liberação do Parque Industrial IV. Entre os rondonenses que participaram do encontro estiveram o prefeito em exercício, Ilario Hofstaetter (Ila), o presidente da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial), Paulo Grenzel, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vanderlei Sauer, o presidente do Conselho da Comunidade, Itamar Dall’Agnoll, a representante do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e da Secretaria de Mobilidade, Adriane Kappes Vorpagel, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Reinar Seyboth, e o diretor da Secretaria de Gestão de Governo, Marcelo Müller.

Conforme Reinar, foi um pedido do governo do estado, de que as tratativas de liberação da área industrial voltassem a ser discutidas após a finalização do Contorno Oeste, que corta a área onde o parque será implantado. “Necessitamos da outorga do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) para que o projeto de implantação do Parque Industrial IV possa ser aprovado. A área industrial terá acesso direto à rodovia. O encontro foi muito importante. Brustolin se comprometeu a dar atenção especial ao caso”, ressaltou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Deputados liberam recursos para a saude de Pato Bragado

Foto: Assessoria

Os deputados federais Dilceu Sperafico e Sergio Souza, liberaram recursos na ordem de 700 mil reais, para o município de Pato Bragado, para serem investidos na saúde, conforme destaca o prefeito Leomar Rohden, o Mano….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.