Rádio Difusora do Paraná

Comissão da FAEP define prioridades para a piscicultura estadual

A Comissão Técnica de Aquicultura do Sistema FAEP/SENAR-PR iniciou oficialmente seus trabalhos, com sua primeira reunião, realizada nesta quarta-feira, de forma remota.

 

 Uma delas é destravar licenciamentos para o cultivo 

 

Formada por piscicultores, técnicos e instrutores, o colegiado atua como uma câmara para disseminação de informações técnicas e coordena ações com o objetivo de fortalecer e desenvolver ainda mais o setor.

Hoje, o Paraná é líder na produção de peixes de cultivo, com mais de 172 mil toneladas pescadas em 2020 – volume que representa 130% a mais que São Paulo, segundo colocado no ranking.

O grande destaque paranaense é a tilápia, cuja produção chegou a 166 mil toneladas.

Segundo o presidente da Comissão Técnica de Piscicultura,  Edmilson Zabott, atualmente esta atividade emprega no Paraná mais de 1 milhão de pessoas, entre produção, transporte e plantas frigoríficas.

Ele cita que há números espetaculares, que comprovam que essa cadeia é tão importante quanto a do frango, do suíno e do leite.

Nessa primeira reunião, os membros da Comissão estabeleceram as prioridades a serem contempladas no planejamento estratégico dos trabalhos, como a articulação para destravar licenciamentos de operação dos tanques de cultivo e de outorga da água.

Outro ponto-chave é a energia elétrica, considerada o principal insumo da aquicultura – que demanda equipamentos como aeradores, que precisam ficar ligados 24 horas por dia.

Em relação à sanidade, os piscicultores apontaram a necessidade de investimentos em pesquisas e em melhoramento genético, com vistas a desenvolver a atividade – em um processo semelhante ao que vem ocorrendo continuamente na avicultura, suinocultura e bovinocultura.

Neste sentido, a dificuldade na aquisição de ração de qualidade foi apontada como um entrave, principalmente para os pequenos produtores.

Uma sugestão apresentada pelo técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR Alexandre Lobo Blanco foi que a Comissão trace estratégias para que Prefeituras passassem a incorporar o peixe no cardápio da merenda escolar.