Conectado com

Geral

Comitê de Volta às Aulas apresenta protocolo de retorno das aulas presenciais

Retorno gradual pode ocorrer em setembro

O documento traz detalhes sobre como vai funcionar a volta das atividades presenciais quando as autoridades da Secretaria da Saúde autorizarem.

Embora não tenha uma data definida, a estimativa da Secretaria da Educação aponta o retorno das aulas presenciais para o mês de setembro.

As aulas presenciais estão suspensas desde 20 de março, em função da pandemia do novo coronavírus.

O protocolo ainda prevê uma consulta aos pais de estudantes da sua rede estadual para entender em qual modelo os pais se sentem mais seguros em manter seus filhos, se presencial ou apenas remoto.

O Comitê de Volta às Aulas é formado por representantes de secretarias do governo do Paraná, além da Educação, Casa Civil e Planejamento.

Entre as principais medidas sanitárias previstas pelo protocolo estão a compra de insumos e Equipamentos de Proteção Individual para todos.

Só para a rede estadual serão adquiridos 5 milhões de máscaras de tecido, 200 mil litros álcool em gel por mês, 200 mil litros de álcool 70% por mês, 95 mil luvas, 10 mil termômetros, 15 mil toucas, 105 mil dispensers, 15 mil macacões e 15 mil botas.

Além dos insumos, o protocolo também prevê um distanciamento de 1,5 m em todos os espaços, incluindo na sala de aula.

Será feita também a aferição de temperatura de todos que entrarem na escola, tendo como limite 37°.

Já os horários de entrada e saída, e intervalo/recreio, devem ser redefinidos e intercalados, de modo a evitar a aglomeração de pessoas e a circulação simultânea de grande número de alunos, nas áreas comuns e nos arredores do estabelecimento.

O ensino híbrido será adotado.

As aulas remotas (on-line) permanecem diariamente e as aulas presenciais ocorrerão de forma escalonada.

Para isso, os estudantes serão divididos em grupos, que farão revezamento, permanecendo por uma semana em aulas presenciais e por uma semana em aulas remotas.

Quando a data for definida pela Secretaria da Saúde, o protocolo prevê um retorno gradual, por faixa etária, na seguinte ordem: primeiro os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental; depois os estudantes do Ensino Médio; em seguida, os estudantes do Ensino Fundamental I e II; e, por fim, os estudantes da Educação Infantil.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Veículo tem frente destruída durante capotamento em Marechal Rondon

A roda do carro chegou a se arrancada

 

Um capotamento foi registrado neste sábado (27) na entrada da Linha Gaúcha, local conhecido como estrada da Asssemar em Marechal Cândido Rondon. O capotamento aconteceu cerca de 50 metros da Avenida Rio Grande do Sul.

O motorista teria perdido o controle da direção quando acabou capotando o veículo. O carro desgovernado foi parar as margens da estrada e com as rodas para cima, uma delas inclusive foi arrancada. A frente do carro ficou destruída.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar não foram acionados para este acidente. De acordo com informações apuradas pela reportagem do AquiAgora.net apesar da gravidade do acidente o motorista não teria se ferido.

 

Fonte: AquiAgora

Continue Lendo

Esportes

Pedala Paraná inaugura a Rota das Orquídeas

Ciclistas de Marechal Rondon e de outros municípios da região percorrem o trajeto de 43 quilômetros

Está acontecendo nesta tarde de sábado (27), com largada realizada às 14h30 no centro de eventos de Marechal Cândido Rondon, a inauguração da Rota das Orquídeas, como parte integrante do Pedala Paraná, evento que integra as atividades dos Jogos de Aventura e Natureza.

Ciclistas de Marechal Rondon e de outros municípios da região, organizados em grupos, percorrem um trajeto de 43 quilômetros. A largada ocorreu no centro de eventos, e os participantes estão pedalando por linhas no interior do município, além do Moinho Henke, Sítio das Orquídeas, distrito de Novo Três Passos e retornarão ao parque de exposições. Há apoio aos cicloturistas com veículos, além de água e ambulância nos pontos.

O governo do estado ofereceu totens de orientação aos ciclistas durante o trajeto, além de disponibilizar bombas, chaves, indicações com setas de direita, esquerda e siga reto na ciclorrota no interior do município. Os totens e equipamentos permanecem na rota.

O Programa Pedala Paraná é desenvolvido pelo governo do estado, e em Marechal Rondon conta com parceria da prefeitura, através das secretarias de Esporte e Lazer e de Indústria, Comércio e Turismo. A Associação Rondonense de Ciclismo (ARC) está apoiando e participando da iniciativa.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, céu e árvore

Pode ser uma imagem de 13 pessoas, pessoas em pé, bicicleta e ao ar livre

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé, bicicleta e ao ar livre

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé, bicicleta e ao ar livre

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Esportes

Praça Willy Barth sedia Brincando no Bairro e Vôlei de Areia neste sábado

A Praça Willy Barth, em Marechal Cândido Rondon, sedia na tarde deste sábado (27), o Brincando no Bairro, com atividades recreativas e de entretenimento direcionada às crianças que residem no centro da cidade. O projeto também será desenvolvido no domingo (28), a partir das 10h. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer é a responsável pela programação, em parceria com entidades.

O Circuito Paranaense de Vôlei de Areia, iniciado na sexta-feira (26), prossegue desde a manhã deste sábado, também na Praça Willy Barth. As partidas serão retomadas às 8h de domingo. O evento integra os Jogos de Aventura e Natureza.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e corpo d'água

Pode ser uma imagem de 9 pessoas e ao ar livre

 

Pode ser uma imagem de 12 pessoas, pessoas em pé, pessoas praticando esportes e corpo d'água

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e ao ar livre

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e ao ar livre

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé, xadrez e ao ar livre

Pode ser uma imagem de 9 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas em pé, árvore e ao ar livre

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas jogando voleibol, pessoas em pé e ao ar livre

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.