Rádio Difusora do Paraná

Complexo de Laboratório da Unioeste campus de MCR será inaugurado amanhã

Será entregue oficialmente o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Ciências Agrárias

 

 

Está marcado para esta sexta-feira, a inauguração do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Ciências Agrárias, do campus rondonense da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

A estrutura conhecida como Complexo de Laboratórios tem quatro blocos, que totalizam 2.481 metros quadrados, e uma Central de Reagentes, de 185 metros quadrados.

O investimento total foi de R$ 4,751 milhões, por meio de recursos próprios e intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos; Superintendência Geral da Ciência; recursos de emendas parlamentares estadual e federal; e Fundação Araucária.

O diretor do campus rondonense, Davi Félix Schreiner, lembra que como foi liberado lá atrás, em 2009, gastou-se perto de R$ 3,5 milhões, ou um pouco mais; e se fosse atualizar o valor da obra seria duas vezes maior hoje.

Conforme Schreiner, apenas quatro laboratórios do Centro de Ciências Agrárias serão mantidos na universidade e o restante será remanejado para o complexo, compondo 32 laboratórios.

O diretor completa que além desses, há ambientes novos e equipamentos modernos, onde alunos, docentes e comunidade acadêmica terão laboratórios de excelência à sua disposição; e que serviços são prestados à comunidade, tanto pela análise de leite, solo, água, nematoides e outros materiais, quanto pela aplicação de pesquisas lá desenvolvidas.

As instalações serão utilizadas por ações do Centro de Ciências Agrárias, com os cursos de Agronomia, Zootecnia, pós-graduações, mestrados e doutorados; e outros cursos, como Geografia, vão poder utilizar o ambiente, ou até mesmo outros campi da Unioeste.

A cerimônia inaugural está marcada para as 9 horas de amanha, com a presença de autoridades municipais, estaduais e do meio acadêmico.

 

Fonte: O Presente