Compostagem doméstica é tema de palestra em escola de Marechal Rondon

Alunos das turmas de 1º e 2º anos e do contraturno da Escola Municipal Antônio Rockenbach, de Marechal Cândido Rondon, assistiram a uma palestra sobre como lidar com os resíduos orgânicos domiciliares; e também aprenderam a construir uma composteira doméstica.

A palestra aconteceu no próprio colégio e foi ministrada pelo engenheiro ambiental Marcos Chaves, que atua na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável.

Trata-se de um processo de reciclagem do lixo orgânico, que produz um fertilizante natural; e sua realização é incentivada para que a população contribua com a diminuição da quantidade de lixo enviada para o aterro sanitário.

O engenheiro Marcos Chaves comenta que além de ensinar o que é a compostagem, foi apresentado que as pessoas podem fazer isso em casa ou no apartamento, para depois utilizar na horta ou no jardim o adubo produzido.

Ele destacou que a escola tem a possibilidade de ficar com as duas composteiras usadas na oficina, para servirem de material de apoio durante as aulas.

Foram distribuídas cartilhas para os alunos levarem às suas residências, com a intenção de sensibilizar os familiares a aderirem à prática da compostagem da fração orgânica dos resíduos.

A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável e a oficina deverá ser estendida para outras escolas do município no decorrer deste ano.