Conectado com

Geral

Compras Marechal é apresentado em reunião com secretários municipais

Trabalho de política pública utilizando o poder de compras do município objetiva fomentar a economia local

 

Demonstrar aos secretários municipais, servidores públicos dos setores de compras e de licitações da prefeitura de Marechal Cândido Rondon e aos integrantes da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), sobre a importância de implementar um trabalho de política pública utilizando o poder de compras do município para fomentar a economia local.

Este foi o objetivo da reunião realizada nesta semana no auditório da prefeitura, e conduzida pelo consultor do Sebrae, Altair Schimmelfennig. Ele destacou que o instituto foi contratado pelo município para colocar em prática este trabalho. “Primeiramente buscamos sensibilizar o poder público e a Acimacar sobre a importância desta iniciativa e no que ela pode resultar. É uma ação com estratégia, cronograma de trabalho, dentro da legalidade, transparente e realizada de maneira participativa para o município como um todo ganhar com isso”, frisou Schimmelfennig.

Conforme ele, haverá pesquisa com empresários para identificar dificuldades, além de ouvi-los sobre como enxergam o tema. “É uma ação muito forte e interna nas diversas secretarias para a gente concluir o trabalho e entregar ao município ainda este ano. Em seguida deve ser transformado em projeto de lei e encaminhado à Câmara Municipal para que se torne uma política pública local”, evidencia o consultor.

Grande passo

A presidente da Acimacar, Carla Rieger, enaltece se tratar de um grande passo que está sendo dado. “É um momento de parceria, de engajamento do Poder Público e da associação comercial para Marechal Rondon sair na frente, com o objetivo de que mais empresários possam vender ao município. Este é um programa muito bom, e que conta com um questionário a ser preenchido pelos empresários. O dinheiro que permanece na cidade fortalece a economia local”, descreve Carla.

Apoio

O prefeito Marcio Rauber expôs sobre a importância de conhecer o interesse dos empresários locais venderem para o município, contribuindo para que os recursos permaneçam em Marechal Rondon. “Queremos conhecer a opinião dos nossos empresários e assim incentivá-los a vender ao município. Tudo isso torna ainda mais pujante a nossa economia”, destaca.

“Quem gera emprego e renda no município são os empresários. Cabe ao poder público oferecer-lhes infraestrutura, apoio e incentivos, e o Compras Marechal será um importante instrumento para isso”, afirmou Marcio Rauber.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Valdir Port (Portinho), faz-se necessário observar a legislação como uma ferramenta para comprar de forma mais abrangente do comércio rondonense. “Isso propicia a geração de empregos, de renda e contribui para que mais impostos sejam arrecadados pelo município. Este é um trabalho realizado a pedido do prefeito Marcio Rauber”, pontua.

Segundo ele, o primeiro momento foi para esclarecer aos empresários sobre a intenção do Compras Marechal. A partir de agora, os empresários podem responder ao questionário sobre o que pensam a respeito da possibilidade de vender para a prefeitura e, por consequência, dos recursos ficarem aqui. É uma ação nova, com 30 dias para concluir. Convidamos os empresários para participar e depois das respostas, teremos norte e mais subsídios a oferecer aos empresários”, finaliza Portinho.

O questionário pode ser acessado através do endereço: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSeT4QjVBvCEv4…/viewform.

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Secretaria de Saúde rondonense confirma mais um óbito por Covid-19 nesta segunda-feira (25)

ÓBITO 154: Sexo masculino, 76 anos. O início dos sintomas ocorreu no dia 22/09 com tosse, falta de ar, dor muscular e hipossaturação.

Dirigiu-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em 29/09, onde foi realizado o teste antígeno com resultado positivo para Covid-19.

No mesmo dia houve coleta do RT-PCR, com o resultado confirmado em 04/10.

O paciente foi transferido ao Hospital Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, no dia 30/09, onde recebeu alta em 06/10. No dia 09/10 o idoso retornou à UPA, em Marechal Rondon, tendo permanecido internado até 22/10.

Neste dia foi transferido para atendimento hospitalar, onde veio a óbito em 25/10.

Comorbidades: Hipertensão e sequela de AVC.

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

Geral

Advogada esclarece pontos da legislação ambiental no Programa “Meu Dia Minha Terra”

Reportagem com Gladiston Pacheco

 

Continue Lendo

Geral

Rondonenses têm até sexta-feira para pedir isenção de IPTU

Interessados devem se dirigir ao Departamento de Tributação, na Secretaria Municipal de Fazenda

Os pedidos de isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) relativos ao exercício 2022 devem ser requeridos até sexta-feira (29), na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

As solicitações precisam ser renovadas anualmente para a concessão do benefício e são voltadas a aposentados, pensionistas, portadores de deficiências ou de doenças mencionadas na Lei Municipal nº 116/2018, pessoas com idade acima dos 65 anos e, também, por área edificada, seguindo os requisitos legais.

Vale salientar que os proprietários de chácaras e de lotes rurais que estão localizados no perímetro urbano devem respeitar o mesmo prazo, ou seja, até sexta-feira.

Requerimento

A isenção é concedida caso seja comprovado que esses imóveis estejam destinados à exploração extrativa vegetal, agrícola, pecuária, de preservação permanente, reserva legal ou preservação ambiental.

O secretário municipal de Fazenda, Carmelo Daronch, menciona que os contribuintes devem se dirigir ao Departamento de Tributação, para requerer o benefício. “É imprescindível apresentar os documentos descritos na legislação para que sejam submetidos à análise e ao parecer”, acrescenta ele.
Para mais esclarecimentos é preciso entrar em contato com o Departamento de Tributação.

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.