Rádio Difusora do Paraná

Conab mantém previsão de recorde na produção brasileira de grãos

Números são atualizados em 253 milhões e 700 mil toneladas

A produção de grãos da safra 2019/20 do Brasil caminha para o desfecho final de mais um recorde, com a marca de 253 milhões e 700 mil toneladas.

Isto representa um crescimento de 4,8% ou o equivalente a 11 milhões e 600 mil toneladas sobre a produção da safra passada.

O carro-chefe dos grãos é comandado pela soja e milho, que garantem quase 90% da produção nacional.

Os dados podem ser conferidos no 11º Levantamento de Grãos realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento e divulgado hoje pela manhã.

Com o final próximo da colheita da primeira e segunda safra das commodities, o estudo passa a analisar as culturas de terceira e de inverno, de olho no comportamento climático que vem favorecendo as lavouras até agora.

A soja já tem garantida a produção recorde estimada em 120 milhões e 900 MIL toneladas, com ganho de 5,1%.

Também o milho tem recorde assegurado com 102 milhões e 100 mil toneladas.

O milho já encerrou a primeira safra e caminha para o fechamento da segunda, dependendo de 1,5% da contribuição das lavouras cultivadas na região do Sealba – Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia.

Enquanto isso, as culturas de inverno: aveia, canola, centeio, cevada trigo e triticale finalizam o plantio neste mês.

A estimativa é de crescimento de 12,1% na área plantada, com destaque para o trigo, que sinaliza um crescimento de 14,1% e alcance de 2 milhões 330 mil hectares.

A depender da ajuda climática, a produção deve chegar a um recorde de 6 milhões e 800 mil toneladas.

O Brasil só ultrapassou a marca dos 6 milhões de toneladas de trigo em 4 ocasiões na série histórica, sendo esta a maior, caso se confirmem as estimativas.

Os demais produtos que integram a cadeia de grãos, como algodão, arroz e feijão, caminham também para a finalização da colheita, com um desempenho de produção acima do produzido no último período.