Geral
Concurso para professores da Unioeste oferece vagas para Mal. Rondon e Beltrão

Publicado em:
Os salários variam de 744 a 12 mil e 900 reais
As inscrições devem ser feitas pela internet e terminam próxima na segunda-feira, dia 20.
As oportunidades são para graduados, especialistas e doutores, em 11 áreas de conhecimento.
As vagas são os campi de Francisco Beltrão e Mal. Cândido Rondon.
A taxa de inscrição varia entre 60 e 200 reais, conforme a carga horária semanal e regime de trabalho.
Segundo o edital, as funções dos professores são auxiliar, assistente e adjunto, de acordo com a formação de cada profissional.
Os salários variam entre 744 reais a 12 mil e 900 reais, dependendo da carga horária e nível de formação do professor.
Para Francisco Beltrão são oferecidas vagas nas áreas de Angiologia; Gastroenterologia; Ginecologia e obstetrícia e internato médico em ginecologia e obstetrícia; Hematologia; Pediatria e internato médico em pediatria I; Internato médico em urgência e emergência; Internato médico em clinica Cirúrgica I; Prática médica integrativa; e Psiquiatria.
Já para a Unioeste, em Marechal Cândido Rondon, as vagas do concurso público são para Topografia e sensoriamento remoto; e Geografia humana.

Geral
Adapar de Marechal Rondon atualiza números do recadastramento
83,31% dos rebanhos estão com cadastros em dia

Publicado em:
A Unidade Veterinária da Adapar de Marechal Cândido Rondon atualizou no final da tarde desta sexta-feira, os números da campanha de atualização dos rebanhos em municípios da sua área de ação.
Em Quatro Pontes, dos 445 produtores inscritos na Adapar, 390 já atualizaram seus rebanhos, restando 55.
Em Pato Bragado, dos 329 inscritos, 280 já atualizaram, restando 49.
Em Mercedes são 567 produtores, dos quais 496 já atualizaram seus cadastros, restando 71.
Em Entre Rios do Oeste são 326 produtores, dos quais 287 estão em dia com a Adapar, restando 39.
Já em Marechal Cândido Rondon, dos 1.831 produtores cadastrados, 1.531 já atualizaram seus cadastros, restando 300 que até o prazo final, 30 de junho, ainda poderão fazê-lo.
O numero de atualizações até agora corresponde a 83,31% dos rebanhos existentes nos cinco municípios .
Geral
Quatro Pontes vence Maripa e encaminha classificação no Troféu Difusora

Publicado em:
Repórter – Guilherme Heinzen
Geral
Lei Estadual proíbe uso do narguilé em locais púbicos

Publicado em:
O tabaco usado no narguilé tem quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro.
A Assembleia Legislativa aprovou nesta semana um projeto de lei que reforça a proibição do uso de narguilé em locais públicos no Paraná.
A proposta foi votada na sessão plenária de quarta-feira, dia 31, data definida pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial Sem Tabaco, que mata oito milhões de pessoas no mundo anualmente.
A proposta altera o artigo 2º da precursora Lei nº 16.239/2009, que estabelece normas para a criação de ambientes livres de fumígenos.
Segundo a justificativa do projeto, a lei vigente já proíbe o uso de cigarro, cigarrilhas, charutos, cachimbos, cigarros eletrônicos em ambientes de uso coletivo, público ou privado no Paraná e como o narguilé não é citado, a proposta pretende esclarecer qualquer dúvida de interpretação que possa existir.
Segundo o deputado Turini, que também é médico, o “uso do narguilé virou um perigoso hábito entre muitos adolescentes e jovens, que se reúnem em grupos que por horas compartilham o cachimbo para fumar uma espécie de tabaco tão ou mais nociva à saúde que o cigarro.
De acordo com ele dados da OMS comprovam que o tabaco usado no narguilé tem quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro.
A restrição desta modalidade de produto em ambientes coletivos é adotada em diversos municípios do Paraná e a ampliação em nível estadual tem sentido, de acordo com o autor, devido aos comprovados malefícios em razão do uso indiscriminado, sobretudo em ambientes fechados.