Os produtores rurais da microrregião de Marechal Cândido Rondon estão atentos as condições climáticas para que se confirme a tendência de uma boa produção na safra de verão.
A considerar que a implantação das lavouras de soja e milho na microrregião ocorreu em uma “janela altamente satisfatória”, a expectativa dos agricultores tornou-se bastante positiva em termos de produtividade.
No plantio foram sentidos os efeitos do solo frio, o que provocou um retardamento no crescimento das plantas, principalmente da soja, contudo o clima foi mudando e a situação se normalizando.
Com as chuvas ocorrendo mais frequentemente, intercaladas com o sol mais forte, as lavouras ganharam vigor e animaram ainda mais os produtores da microrregião de Marechal Cândido Rondon.
Os agricultores também estão procurando fazer as aplicações no período correto e, num primeiro momento, segundo os comentários, as pragas estão sendo controladas sem maiores problemas.
A questão que passou a deixar os produtores com a “pulga atrás da orelha”, como diz o ditado popular, é que as precipitações pluviométricas previstas para os últimos dias foram em quantidades ínfimas.
As chuvas estão sendo irregulares e, se há áreas em que os proprietários estão contentes com o desempenho das lavouras, existem também pontos territoriais que estão precisando de maior umidade.
Quem comenta sobre o momento vivido pela agricultura microrregional é o engenheiro agrônomo Cevio Mengarda, vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon….