Conectado com

Agricultura

Condições climáticas favorecem lavouras nas principais regiões produtoras

Ilustrativa

As condições climáticas vêm favorecendo as lavouras de grãos nas principais regiões produtoras do Brasil.

 A previsão é de recorde na safra de grãos 

A perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nesta temporada, sobretudo para as lavouras de soja e milho que impulsionam o volume total e devem garantir mais um recorde na safra de grãos do país.

Os números apresentados pela Companhia Nacional de Abastecimento no 6º Levantamento mostram produção estimada em 251,9 milhões de toneladas, com variação de 4,1% sobre a safra passada e ganho de 9,9 milhões de toneladas.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, em Brasília.

A área total, favorecida pela boa distribuição de chuvas na maioria dos estados, deve crescer 2,4%, alcançando cerca de 64,8 milhões de hectares.

As culturas de primeira safra estão respondendo por 46,5 milhões de hectares (71,7%), enquanto que as de segunda, terceira e de inverno, por 18 milhões de hectares (28,3%).

Para as lavouras de soja está reservada uma área 2,6% maior, com expectativa de boa produtividade.

A produção estimada é de 124,2 milhões de toneladas e um acréscimo de 8%, o que confirma mais um recorde na série histórica, graças à boa distribuição de chuvas, sobretudo nos estados do Centro-Oeste, onde estão adiantadas as etapas de colheita.

A produção total do milho de primeira e segunda safras é de mais de 100 milhões de toneladas, com um crescimento de 0,4% acima da safra passada, tendo como estímulo as boas cotações do cereal no mercado internacional.

A estimativa de área semeada do milho primeira safra é de 4,23 milhões de hectares, 3,2% maior que o da safra 2018/19.

Na segunda safra, cuja semeadura começou em janeiro e segue ocupando o espaço deixado pela colheita de soja, o crescimento de área deve crescer 2,1%, tendo em vista a rentabilidade produtiva e as condições climáticas favoráveis.

A terceira safra está estimada em 1,2 milhão de toneladas.

Após crescimentos significativos da área de algodão nas duas últimas safras, que também aproveita o espaço deixado pela colheita da soja, o Boletim desta vez sinaliza um crescimento de menor variação, cerca de 3,3% na área, chegando a 1,7 milhão de hectares.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Sindicato Rural de Marechal Rondon é representado em Encontro Nacional do Agro

Nesta quarta-feira, durante o Encontro Nacional do Agro, em Brasília, lideranças e produtores do setor acompanharam a apresentação do documento “O que Esperamos dos Próximos Governantes”.

 

Realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o evento contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Agricultura, Marcos Montes, e de diversas outras pessoas ligadas ao agro.

Do público estimado em cerca de 3 mil e 200 pessoas procedentes de praticamente todos os estados brasileiros, o Paraná foi representado por 350 lideranças rurais de todas as regiões.

A delegação liderada pela FAEP contou com a participação de presidentes e diretores de 123 sindicatos rurais, produtores rurais de todos os cantos do Estado e um número significativo de mulheres do campo.

Além de seu presidente Edio Chapla, o Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon foi representado por João Wochner, Sérgio Barbian, Ricardo Kempfer, Jean Marco Stoef e Vilmar Fulber.

Na ocasião, além de pronunciamentos destacando o agro no país, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil apresentou o documento “O que Esperamos dos Próximos Governantes”.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, citou que o trabalho desenvolvido pela Confederação será encaminhado a todas as Federações e tem quatro pilares principais: Segurança Alimentar, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Sustentável.

Ele mencionou que em cada grande área há tópicos, como tecnologia, logística, transporte, mercado internacional, reformas política, administrativa e tributária, saúde, educação, emprego, mercado de carbono, economia verde e agroenergia, entre outros.

Participante do Encontro Nacional do Agro, nesta quarta-feira, em Brasília, a deputada federal e pré-candidata a Senadora pelo PROS, Aline Sleutjes, enaltece o agronegócio brasileiro…

 

Continue Lendo

Agricultura

Rondonenses participam de Encontro Nacional do Agro em Brasília

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil está reunindo nesta quarta-feira, em Brasília, milhares de produtores rurais e lideranças do agronegócio para debater o futuro da atividade.   

 

         Além dos debates sobre as mais variadas demandas do setor, o “Encontro Nacional do Agro” serve para que as lideranças rurais também encaminhem pleitos aos candidatos das eleições de outubro.

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná mobilizou cerca de 350 pessoas, incluindo agropecuaristas e dirigentes sindicais, dentre os quais seis representantes do município de Marechal Cândido Rondon.

Além de seu presidente Edio Chapla, o Sindicato Rural Patronal está sendo representado por João Wochner, Sérgio Barbian, Ricardo Kempfer, Jean Marco Stoef e Vilmar Fulber.

Dentre as muitas autoridades do agronegócio brasileiro que participam do evento organizado pela CNA está o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza…..

 

Continue Lendo

Agricultura

Entidades do agro encaminham pauta de reivindicações a candidatos em Brasília

Milhares de produtores e lideranças do agronegócio estarão nesta quarta-feira, em Brasília, participando de um encontro organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná mobilizou cerca de 350 pessoas, incluindo agropecuaristas e dirigentes sindicais, para cobrar melhorias ao setor produtivo brasileiro.

Além de seu presidente Edio Chapla, o Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon será representado por João Wochner, Sérgio Barbian, Ricardo Kempfer, Jean Marco Stoef e Vilmar Fulber.

De acordo com Chapla, na oportunidade será entregue um documento contendo uma pauta de reivindicações aos principais postulantes a cargos eletivos em nível federal…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.