Conectado com

Geral

Condições climáticas favorecem lavouras nas principais regiões produtoras

Ilustrativa

As condições climáticas vêm favorecendo as lavouras de grãos nas principais regiões produtoras do Brasil.

 A previsão é de recorde na safra de grãos 

A perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nesta temporada, sobretudo para as lavouras de soja e milho que impulsionam o volume total e devem garantir mais um recorde na safra de grãos do país.

Os números apresentados pela Companhia Nacional de Abastecimento no 6º Levantamento mostram produção estimada em 251,9 milhões de toneladas, com variação de 4,1% sobre a safra passada e ganho de 9,9 milhões de toneladas.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, em Brasília.

A área total, favorecida pela boa distribuição de chuvas na maioria dos estados, deve crescer 2,4%, alcançando cerca de 64,8 milhões de hectares.

As culturas de primeira safra estão respondendo por 46,5 milhões de hectares (71,7%), enquanto que as de segunda, terceira e de inverno, por 18 milhões de hectares (28,3%).

Para as lavouras de soja está reservada uma área 2,6% maior, com expectativa de boa produtividade.

A produção estimada é de 124,2 milhões de toneladas e um acréscimo de 8%, o que confirma mais um recorde na série histórica, graças à boa distribuição de chuvas, sobretudo nos estados do Centro-Oeste, onde estão adiantadas as etapas de colheita.

A produção total do milho de primeira e segunda safras é de mais de 100 milhões de toneladas, com um crescimento de 0,4% acima da safra passada, tendo como estímulo as boas cotações do cereal no mercado internacional.

A estimativa de área semeada do milho primeira safra é de 4,23 milhões de hectares, 3,2% maior que o da safra 2018/19.

Na segunda safra, cuja semeadura começou em janeiro e segue ocupando o espaço deixado pela colheita de soja, o crescimento de área deve crescer 2,1%, tendo em vista a rentabilidade produtiva e as condições climáticas favoráveis.

A terceira safra está estimada em 1,2 milhão de toneladas.

Após crescimentos significativos da área de algodão nas duas últimas safras, que também aproveita o espaço deixado pela colheita da soja, o Boletim desta vez sinaliza um crescimento de menor variação, cerca de 3,3% na área, chegando a 1,7 milhão de hectares.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Corrida da Acorre Rondon reúne centenas de crianças no Estádio Municipal

Dezenas de crianças, com idades entre 05 e 15 anos, participaram no sábado no Estádio Municipal Valdir Schneider, de Marechal Rondon, da 7º edição da Corrida Kids, promovida pela Acorre Rondon.

Com inscrições gratuitas, o evento teve ainda o cunho social de arrecadar material escolar para serem repassados às crianças menos favorecidas.

A presidente da prova, Arlete Kempfer, agradece a todos os envolvidos..

Continue Lendo

Geral

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

Novo lote completa lista de 521 cidades que receberão o imunizante

 

O Ministério da Saúde informou que vai enviar doses de vacinas contra dengue para mais 29 municípios nos próximos dias. O novo lote vai completar a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já receberam os imunizantes.

A vacinação contra a dengue começou neste mês e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será ampliada para adolescentes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municípios.

Os municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas por estarem localizados em áreas de com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença.

A restrição de regiões que vão receber a vacinação foi feita diante das dificuldades apresentadas para produção e oferta da vacina, elaborada pelo laboratório Takeda. A partir da entrega de mais carregamentos, a vacinação será ampliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.

A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro do ano passado, a pasta anunciou a incorporação do insumo no SUS.

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão na lista.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Geral

Cojem Marechal comemora 30 anos com legado de transformação e impacto positivo na vida de centenas de jovens

Foto: Assessoria

O Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon (Cojem Marechal), vinculado à Acimacar, completou no sábado três décadas de existência, marcadas por uma trajetória repleta de conquistas, comprometimento e crescimento pessoal e profissional dos seus membros.

Desde sua fundação, em 1993, o Cojem tem sido um catalisador de mudanças transformadoras na vida de centenas de jovens lideranças e empresários.

Para celebrar as três décadas de fundação, o conselho organizou um café no sábado, que contou com a presença de ex e atuais membros, e lideranças da sociedade.

Paulo Grenzel, atual presidente da Acimacar, reconhece o Cojem como um pilar essencial na história da associação comercial, enaltecendo o legado de líderes que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento dos jovens no município.
O vice-presidente dos Núcleos Setoriais da Acimacar, Rodrigo Glesse, evidenciou a importância do Cojem na formação de jovens lideranças, na contribuição para o desenvolvimento da classe empresarial local e a constante transformação que os participantes experimentam ao longo de sua jornada no conselho.

Relembrando o início da jornada, Sandro Scherer, o primeiro presidente do Cojem Marechal, destacou o crescimento pessoal dos membros ao longo dos anos e o compromisso contínuo com o propósito inicial de desenvolvimento humano e empresarial.

A presidente da gestão 2023/2024, Alana Ferreira, destacou as realizações recentes do conselho, enfatizando seu papel transformador na comunidade.

Fundado em 24 de fevereiro de 1994, o Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon completa este ano três décadas de uma trajetória dedicada ao desenvolvimento do empreendedorismo e à formação de novas lideranças.

Composto atualmente por 16 conselheiros atuantes, o Cojem tem como missão promover o fortalecimento do associativismo, integrar os jovens com a comunidade e ser uma referência de liderança empreendedora. Seus valores fundamentais incluem integridade, associativismo, crescimento contínuo, empreendedorismo, liderança, reconhecimento e comprometimento.

 

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.