Após o abril seco, a entrada das primeiras ondas de frio trazem chuvas mais significativas para o mês de maio em todo o Paraná.
Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, o tempo no estado será marcado por grandes mudanças ao longo desta semana.
A partir da tarde de hoje, terça-feira, uma frente fria vai percorrer as regiões de sudoeste para nordeste, entretanto. não há previsão de muita chuva.
A passagem da frente fria será marcada por rajadas de vento fortes e queda brusca das temperaturas nos dias seguintes.
A nova frente fria chega ao estado trazendo chuvas, em um primeiro momento, para os setores de fronteira com Paraguai e Argentina, além da divisa com Santa Catarina.
Segundo a meteorologista do Simepar, Ana Beatriz Porto, para a região Oeste a previsão é que as chuvas cheguem entre o fim da tarde e o início da noite de terça-feira e se estendam até a madrugada de quarta-feira.
Com isso, as chuvas devem continuar atuando na região Oeste, mas, conforme a meteorologista, não há uma expectativa de volume de chuva muito grande porque o ambiente ainda está muito seco e estável.
Desta forma, a tendencia é que a frente fria provoque chuva e muita nebulosidade na quarta-feira.
A partir de quinta-feira, com o sistema evoluindo para o estado de São Paulo já há o ingresso de uma forte massa de ar frio que derruba as temperaturas em todo o Estado.
Além disso, as projeções para as temperaturas mínimas no Paraná, entre quinta-feira e domingo continuam indicando valores abaixo dos 10°C em quase todo o período.
Há possibilidade de geadas em algumas regiões do Paraná.