Geral
Municípios elegem novos conselheiros tutelares para os próximos 4 anos

Publicado em:
Em todo o território nacional foi realizado ontem o processo eleitoral para a renovação dos conselhos tutelares municipais.
Apesar de o voto ser facultativo e de concentrar as urnas em poucos locais de votação, alijando do processo os eleitores interioranos, a presença foi considerada boa na maioria dos municípios da região.
Em Mercedes os cinco mais votados foram:
Juliane Herd Buss – 238 votos;
Jurandir Kunkel – 205 votos;
Ani Erhardt – 141 votos;
Darlete Endler – 128 votos
Sueli Porto – 102 votos.
Em Pato Bragado
Pastor Enio – 160 votos
Roberta Weigmer – 106 votos
Solange Strenske – 104 votos
Marcia de Souza – 97 votos
e Darci Zanin – com 89 votos
Em Nova Santa Rosa 1.294 eleitores compareceram as urnas e elegeram:
Ricardo Gomes da Silva Friedrich com 641 votos
Olinda Pudell – 168 votos
Luiz Carlos de Lima – 109 votos
Paulo Celso da Silva – 75 votos
Roseli Eliane Becker Vieira – 62 votos
Em Entre Rios do Oeste foram eleitos :
Nadir Backes com 152 votos
Lisete Joner – 95 votos
Claudinei Rodrigues Fróes – 87 votos
Lidiana Caroline Holzbach Leandro – 59 votos
e Esther Maria Haab Vogt – 51 votos
No município de Quatro Pontes foram eleitos:
Solange Goets Poerch – com 188 votos
Marcia Asmann – com 161 votos
Vilse Paetzold – com 146 votos
Denise Grenzel – com 118 votos
e Neiva Rauber – com 86 votos
Em Santa Helena foram contabilizados 2.812 eleitores e os cinco eleitos são:
Walmir da Rocha Castro: 335 votos
Marcos Fleck: 289 votos
Darnlei Goffi: 281 votos ( Impedido de assumir)
Ademir Bernardi: 272votos
Marcia Bussler Machado: 247 votos
Andrey Schreiner: 247 votos
Em relação Darnlei Goffi, apesar de ter sido o terceiro mais votado, não poderá assumir por ser sobrinho de Walmir da Rocha Castro, o mais votado entre todos os candidatos.
O regulamento proíbe grau de parentesco entre os conselheiros eleitos.
Em Marechal Cândido Rondon 3088 eleitores compareceram as urnas e elegeram:
Jaimer Tasso com 365 votos
Nice Tischer com 290 votos
Edemilson Mano com 202 votos
Ana Paula Muller com 194 votos
e Adriana Paula com 180 votos
Os suplentes são:
Iliani Hofstaetter com 169 votos
Glecy Rauber Antunes com 166 votos
Everaldo Gomes com 153 votos
Cristiano Kramer com 133 votos
e Alef Reuter Gonçalves com 119 votos
De acordo com a assistente social, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Vanessa Eckert, coordenadora do processo eleitoral, a partir de agora corre o prazo para contestações e capacitações visando a posse dos eleitos para o quadriênio 2020/2023 no dia 10 de janeiro de 2020.

Geral
Adapar de Marechal Rondon atualiza números do recadastramento
83,31% dos rebanhos estão com cadastros em dia

Publicado em:
A Unidade Veterinária da Adapar de Marechal Cândido Rondon atualizou no final da tarde desta sexta-feira, os números da campanha de atualização dos rebanhos em municípios da sua área de ação.
Em Quatro Pontes, dos 445 produtores inscritos na Adapar, 390 já atualizaram seus rebanhos, restando 55.
Em Pato Bragado, dos 329 inscritos, 280 já atualizaram, restando 49.
Em Mercedes são 567 produtores, dos quais 496 já atualizaram seus cadastros, restando 71.
Em Entre Rios do Oeste são 326 produtores, dos quais 287 estão em dia com a Adapar, restando 39.
Já em Marechal Cândido Rondon, dos 1.831 produtores cadastrados, 1.531 já atualizaram seus cadastros, restando 300 que até o prazo final, 30 de junho, ainda poderão fazê-lo.
O numero de atualizações até agora corresponde a 83,31% dos rebanhos existentes nos cinco municípios .
Geral
Quatro Pontes vence Maripa e encaminha classificação no Troféu Difusora

Publicado em:
Repórter – Guilherme Heinzen
Geral
Lei Estadual proíbe uso do narguilé em locais púbicos

Publicado em:
O tabaco usado no narguilé tem quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro.
A Assembleia Legislativa aprovou nesta semana um projeto de lei que reforça a proibição do uso de narguilé em locais públicos no Paraná.
A proposta foi votada na sessão plenária de quarta-feira, dia 31, data definida pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial Sem Tabaco, que mata oito milhões de pessoas no mundo anualmente.
A proposta altera o artigo 2º da precursora Lei nº 16.239/2009, que estabelece normas para a criação de ambientes livres de fumígenos.
Segundo a justificativa do projeto, a lei vigente já proíbe o uso de cigarro, cigarrilhas, charutos, cachimbos, cigarros eletrônicos em ambientes de uso coletivo, público ou privado no Paraná e como o narguilé não é citado, a proposta pretende esclarecer qualquer dúvida de interpretação que possa existir.
Segundo o deputado Turini, que também é médico, o “uso do narguilé virou um perigoso hábito entre muitos adolescentes e jovens, que se reúnem em grupos que por horas compartilham o cachimbo para fumar uma espécie de tabaco tão ou mais nociva à saúde que o cigarro.
De acordo com ele dados da OMS comprovam que o tabaco usado no narguilé tem quatro vezes mais nicotina, 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que o cigarro.
A restrição desta modalidade de produto em ambientes coletivos é adotada em diversos municípios do Paraná e a ampliação em nível estadual tem sentido, de acordo com o autor, devido aos comprovados malefícios em razão do uso indiscriminado, sobretudo em ambientes fechados.