O Conselho de Cooperativas da Acimacar antecipa ações do Dia C para auxiliar população do Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul enfrenta uma das maiores tragédias da história do estado, provocada por intensas enchentes que atingiram diversas regiões, resultando em mais de 400 municípios em estado de calamidade e situação de emergência, além de milhares de pessoas desabrigadas.
Em busca de prestar auxílio e amparo às pessoas atingidas, o Conselho de Cooperativas da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) adiantou as ações desenvolvidas na edição de 2024 do Dia de Cooperar, o Dia C.
O “Dia C – Dia de Cooperar”, de acordo com o calendário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), é realizado anualmente no primeiro sábado de julho, sendo este ano, no dia 06 de julho.
No entanto, as ações foram adiantadas em Marechal Cândido Rondon para iniciarem no mês de junho, levando em consideração a necessidade de doações de itens essenciais para as populações atingidas pelas enchentes no De acordo com o vice-presidente de Cooperativismo da Acimacar e coordenador do Conselho de Cooperativas, Hugo Ferraz, até o dia 29 de junho, o Conselho de Cooperativas realiza a arrecadação de doações junto a supermercados e farmácias do município.
Ele detalha que com base nas demandas das entidades que estão atuando nos abrigos e do próprio Governo do Rio Grande do Sul, foi definido que o foco das arrecadações nos supermercados são alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza.
Já nas farmácias, a coleta tem foco em itens de primeiros socorros como gaze, esparadrapo, curativos, luvas e máscaras descartáveis, soro para reidratação, medicamentos para leptospirose e antitérmicos, entre outros.
Em todos os sábados do mês de junho, equipes de voluntários das entidades participantes do Dia C estarão nos pontos de arrecadação para orientar a população acerca de quais itens devem ser doados de acordo com a atual demanda.
Outros itens que são importantes para serem enviados neste momento são colchões, cobertores, materiais escolares, leite em pó e longa vida, bem como fraldas descartáveis.
Ao fim do período de arrecadação, os itens serão contabilizados e adequadamente acondicionados em um caminhão para envio ao Rio Grande do Sul no dia 06 de julho, data oficial do Dia C.
Com Assessoria