Conectado com

Geral

Conselho do Programa de Parcerias aprova privatização da Ferroeste

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da União deu parecer favorável à qualificação para privatização da Estrada de Ferro Paraná Oeste, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos.

Cabe ao presidente Bolsonaro referendar a decisão 

O pedido de inclusão da ferrovia no PPI foi feito pelo governo paranaense e caberá agora ao presidente, Jair Bolsonaro, decidir se acata ou não o parecer do Conselho.

Caso o presidente referende a decisão do conselho, o próximo passo é a formação de um comitê para acompanhar a execução do projeto em todas as etapas para sua implementação.

O prazo para conclusão dos trabalhos é de 360 dias a partir da publicação do ato normativo de sua criação, prorrogáveis por igual período se necessário. A expectativa é que a ferrovia seja leiloada na B3, até o final de 2021.

De acordo com a resolução do PPI, a privatização da ferrovia visa reduzir o papel do Estado em atividades econômicas e faz “parte de uma estratégia de ampliação da malha ferroviária de interesse do Estado do Paraná e da União”.

Criada em 1988, a malha da Ferroeste interliga os municípios paranaenses de Cascavel e Guarapuava, porém em 2016 foi aprovada a sua extensão até Dourados, Mato Grosso do Sul.

A ferrovia chegou a ser privatizada em 1996, durante a gestão do governador Jaime Lerner, mas após o consórcio operador da ferrovia deixar de pagar as parcelas do contrato de concessão e de fazer os investimentos estabelecidos no acordo, o controle da ferrovia foi retomado pelo estado durante a gestão do governador Roberto Requião, em 2006.

A expectativa é colocar a Ferroeste em leilão na B3 até o final de 2021 já com o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental concluídos.

O cronograma prevê ainda a extensão entre Maracaju, Mato Grosso do Sul, e Cascavel, a revitalização do atual trecho ferroviário entre Cascavel a Guarapuava, a construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá e a construção de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Oposição lança pré-candidaturas a prefeito e vice de Maripa

Chapa pura do PSD tem o vereador Jânio na cabeça e o
produtor Milton como vice.

Continue Lendo

Geral

Empresa de Toledo registra 596 casos confirmados de Covid-19

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que todos estão recuperados da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo confirmou nesta sexta-feira (10), através de nota, o registro de 596 casos positivos de Covid-19 em uma empresa do município.

Conforme a nota, os testes foram realizados nos últimos três dias. Na quarta-feira (08) foram 77 casos confirmados da Covid-19; na quinta-feira (9) mais 121 casos e nesta sexta-feira mais 398. Ainda conforme a pasta, todos estão recuperados da doença.

Ainda de acordo com dados informados pela empresa, foram testados 4.825 funcionários próprios e 399 funcionários terceirizados, totalizando 5.224.

A testagem em massa se deu por iniciativa da empresa em consonância com a legislação sanitária vigente e com a devida notificação de casos identificados.

A nota ainda reforça que qualquer empresa que desejar realizar testagem dos funcionários deve obrigatoriamente comunicar a Vigilância em Saúde com antecedência sobre as ações a serem desenvolvidas sob pena de incorrer em infração sanitária.

Redação Catve.com
Continue Lendo

Geral

Sexta-feira é marcada por 456 novos casos, 442 curados e mais um óbito em decorrência do novo Coronavírus em Toledo

A sexta-feira (10), foi extremamente agitada na cidade de Toledo, quando o assunto é a pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). A Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê de Operações Emergenciais (COE), divulgaram mais um óbito, 456 novos casos e mais 442 pessoas curadas da doença no município.

Óbito

Infelizmente o município de Toledo registrou na tarde desta sexta-feira o 21º óbito em decorrência de complicações causadas pelo novo Coronavírus no município. A vítima foi uma mulher de 56 anos de idade, que sentiu os primeiros sintomas da doença no dia 11 de junho, quando foi atendida na Unidade para sintomáticos respiratórios. No dia 17 de junho ela coletou o exame RT-PCR e foi encaminhada para o Pronto Atendimento Municipal e posteriormente foi transferida para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), local em que ficou internada até a quinta-feira (09), quando veio a óbito.

Novos casos e testes rápidos realizados em empresa local

A Prefeitura do município de Toledo divulgou uma nota oficial no início da noite desta sexta-feira 10, na qual esclarece que desde a última quarta-feira 08, tem divulgado uma série de resultados de testes rápidos, que tiveram o resultado positivo registrados em uma empresa local.

De acordo com a nota na quarta-feira foram notificados 77 casos testados como positivos na empresa, na quinta-feira (09), foram mais 121 casos no local e nesta sexta-feira outros 396 casos positivos notificados.

Conforme dados informados pela empresa, foram testados 4.825 funcionários próprios e 399 funcionários terceirizados, totalizando 5.224 pessoas testadas. A presente ação de testagem em massa se deu por iniciativa da empresa em consonância com a legislação sanitária vigente e com a devida notificação de casos identificados. A Prefeitura não divulgou a identidade da empresa.

Ainda de acordo com a nota a empresa que desejar realizar a testagem dos seus funcionários deve comunicar prontamente à Vigilância em Saúde sobre as ações a serem adotadas sob pena de ocorrer em infração sanitária.

Na data de hoje foram notificados 396 casos testados como positivos na empresa, além de mais 60 casos confirmados na comunidade em geral.

Taxa de ocupação de leitos

Na área que compreende a 20ª Regional de Saúde de Toledo, são dois os hospitais, que possuem leitos exclusivos para o atendimento de pacientes que contraíram a Covid-19. A primeira Unidade de Saúde é o Hospital Beneficente Marcel Micheletto, em Assis Chateaubriand, que tem à disposição 14 leitos de enfermaria, sendo que quatro estão ocupados e 14 leitos de Terapia Intensiva (UTI), dos quais sete encontram-se indisponíveis.

A outra Unidade de Saúde da região a contar com leitos exclusivos para socorrer pacientes Covid-19, é o Hospital Bom Jesus, em Toledo, que conta com oito leitos de enfermaria, sendo que dois estão ocupados e 16 leitos de UTI, dos quais 12 encontram-se ocupados no momento.

Nesta sexta-feira a taxa total de ocupação de leitos na 20ª Regional de Saúde é de 27,27% dos leitos de enfermaria e de 63,33% dos leitos de UTI. Os dados correspondem a ocupação de leitos na região até às 11h00 do dia 10 de julho.

Dados

Nesta sexta-feira Toledo conta com 3.853 casos notificados para o novo Coronavírus, com 1.287 já descartados e 185 ainda em análise. O município conta ainda com 2.381 casos confirmados e 1.252 pessoas recuperadas, além de 21 vidas perdidas por conta da enfermidade. Entre os hospitalizados, estão 35 cidadãos toledanos, sendo que 18 estão em leitos de enfermaria e 17 encontram-se em quartos de UTI.

Fonte: Toledo News
Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.