Geral
Conselho do Programa de Parcerias aprova privatização da Ferroeste

Publicado em:
O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da União deu parecer favorável à qualificação para privatização da Estrada de Ferro Paraná Oeste, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos.
Cabe ao presidente Bolsonaro referendar a decisão
O pedido de inclusão da ferrovia no PPI foi feito pelo governo paranaense e caberá agora ao presidente, Jair Bolsonaro, decidir se acata ou não o parecer do Conselho.
Caso o presidente referende a decisão do conselho, o próximo passo é a formação de um comitê para acompanhar a execução do projeto em todas as etapas para sua implementação.
O prazo para conclusão dos trabalhos é de 360 dias a partir da publicação do ato normativo de sua criação, prorrogáveis por igual período se necessário. A expectativa é que a ferrovia seja leiloada na B3, até o final de 2021.
De acordo com a resolução do PPI, a privatização da ferrovia visa reduzir o papel do Estado em atividades econômicas e faz “parte de uma estratégia de ampliação da malha ferroviária de interesse do Estado do Paraná e da União”.
Criada em 1988, a malha da Ferroeste interliga os municípios paranaenses de Cascavel e Guarapuava, porém em 2016 foi aprovada a sua extensão até Dourados, Mato Grosso do Sul.
A ferrovia chegou a ser privatizada em 1996, durante a gestão do governador Jaime Lerner, mas após o consórcio operador da ferrovia deixar de pagar as parcelas do contrato de concessão e de fazer os investimentos estabelecidos no acordo, o controle da ferrovia foi retomado pelo estado durante a gestão do governador Roberto Requião, em 2006.
A expectativa é colocar a Ferroeste em leilão na B3 até o final de 2021 já com o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental concluídos.
O cronograma prevê ainda a extensão entre Maracaju, Mato Grosso do Sul, e Cascavel, a revitalização do atual trecho ferroviário entre Cascavel a Guarapuava, a construção de uma nova ferrovia entre Guarapuava e Paranaguá e a construção de um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Geral
Secretário de Educação de Marechal Rondon será anunciado na semana que vem
Tudo indica que será a servidora de carreira Andréia Bach

Publicado em:
O prefeito Marcio Rauber, afirmou que está muito próximo do anuncio do titular da Secretária Municipal de Educação de Marechal Rondon.
Profissionais que vão compor a equipe já estão praticamente definidos, e apesar do prefeito não confirmar, especulações dão conta de que a secretária da pasta será a profissional de carreira do município e Estado, Andreia Bach.
Marcio Rauber deve acelerar o anuncio da nova secretária, diante da necessidade de decisões e atenções que a pasta precisa, por causa do retorno das aulas presenciais, no dia 18 de fevereiro.
Inclusive o tema foi discutido ontem, na primeira assembléia geral ordinária da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, ocasião também em que os mandatários ratificaram por 52 votos a 0, apoio à candidatura do prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, à presidência da entidade municipalista oestina: a eleição será realizada na sexta-feira que vem…….ouça entrevista
Geral
Mesmo com pandemia, Sicredi Aliança registra números históricos em 2020
Cooperativa atingiu 31 milhões de reais em resultado, 60 mil associados e 2 bilhões de reais em ativos

Publicado em:
Em um ano atípico, a Sicredi Aliança PR/SP chegou a um momento histórico: atingiu 31 milhões de reais em resultado, 60 mil associados e 2 bilhões de reais em ativos, o que mostra que apesar do momento atípico, os associados têm a cooperativa como seu ponto de apoio.
O Diretor Executivo, Fernando Barros Fenner, ressalta que a proximidade com o associado e os números obtidos reforçam o compromisso da cooperativa com seu quadro social e com as regiões onde está inserida.
Ele destaca que o Sicredi finalizou o ano de 2020 com 61.982 associados, representando um crescimento de 17% com relação a 2019.
Em ativos, a Sicredi Alinaça chegou a importante marca de 2 bilhões de reais, um crescimento expressivo de 56% comparado ao ano anterior.
A cooperativa fechou com Patrimônio Líquido de $207 milhões, representando 19% de crescimento e entregou um resultado histórico de R$31 milhões, representando uma variação positiva de 21%.
O Diretor Executivo, Fernando Barros Fenner, destaca que a cooperativa busca estratégias no mercado para obter um preço justo nas operações de credito e um maior retorno para os associados………ouça áudio……
Geral
Aulas retornam em fevereiro mas professores discutem possível paralisação

Publicado em:
Assembleia da APP-Sindicato será amanhã pela manhã
Foi assinado pelo governador Ratinho Júnior o decreto autorizando a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas estaduais, cujo texto está inclusive publicado no Diário Oficial do Estado.
As aulas estão suspensas desde março do ano passado, após o início da pandemia do Covid-19 mas devem ser reiniciadas no próximo dia 18 de fevereiro.
Em dezembro, a Secretaria de Estado da Educação havia divulgado que elas seriam retomadas em formato híbrido, com parte dos alunas assistindo às aulas de forma presencial nas escolas, enquanto o restante dos estudantes acompanha, simultaneamente, a mesma aula de maneira remota.
A intenção é que haja um revezamento semanal entre os estudantes dentro do próprio sistema.
Conforme a Secretaria da Educação, os educandários estaduais vão adotar as medidas do protocolo de prevenção contra a Covid-19 elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde, seguindo o mesmo modelo já usado no retorno de atividades extracurriculares no fim de outubro.
Apesar do anuncio feito pelo Governo, a retomada das aulas está novamente ameaçada.
Amanhã a partir das 9 horas, a APP-Sindicato fará uma assembleia estadual extraordinária on-line para deliberar sobre novas ações buscando o atendimento das reivindicações da categoria, entre elas o que os professores definem como “ novo calote da data-base anunciado pelo governador do Paraná, Ratinho Junior “ e não está descartada a decretação de uma greve da categoria.
O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, se reuniu com procuradores do Ministério Público do Paraná para tratar de assuntos relacionados à defesa dos direitos dos professores e estudantes da rede pública estadual.
Processo seletivo simplificado, escolas cívico-militares e mudança na matriz curricular com redução da carga horária das disciplinas de humanas , também estiveram entre os temas abordados.
De acordo com o presidente da APP-Sindicato, a gestão do secretário da Educação, Renato Feder, e do governo Ratinho Júnior, vem cometendo um conjunto de práticas antissindicais.
Na avaliação do dirigente, essas iniciativas precarizam a educação pública, são incompatíveis com o regime democrático e a legislação brasileira e por isso a APP está mobilizando a categoria e atuando em todas as frentes possíveis para barrar esses retrocessos.