Os membros do Conselho Jovem Empreendedor (Cojem), da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) realizaram nesta semana um treinamento online sobre endomarketing.
Comandado pelo conselheiro André Arndt, profissional formado em marketing que atua na área há mais de 18 anos, o evento apresentou aos integrantes do Cojem o que é endomarketing, a diferenciação deste conceito da comunicação interna e do marketing de relacionamento, principais ações do endomarketing e empresas que aplicam o conceito no seu dia a dia.
Ele detalha que “quando se fala sobre marketing, na cabeça do empresário o conceito está voltado para ações que vão atingir clientes, mas o endomarketing é justamente ao contrário: ele tem como objetivo de atingir o público interno, os colaboradores”.
Conforme Arndt, o endomarketing busca desenvolver ações de engajamento da equipe, que permitam aos colaboradores sentirem-se mais motivados, alinhados aos objetivos da corporação, a fim de tornarem-se embaixadores da marca ou empresa que trabalham.
Destaca ainda que “são pequenas ações, tais como reuniões de treinamento, happy hour, ações de motivação que levem o colaborador a ‘vender o peixe’ do local que trabalham, porque entendem que a empresa proporciona além do crescimento profissional, um ganho pessoal”.
Ao considerar que não somente empresas que devem voltar seus olhos para o endomarketing, mas também grupos associativistas, tais como o Cojem, o profissional pontua a importância da aplicação deste conceito no dia a dia, “especialmente em grupos que envolvem pessoas de forma voluntária onde é preciso promover ações de crescimento pessoal dos membros para que eles entendam que, mais do que receber os benefícios do associativismo, os membros precisam se doar pelas causas que acreditam”.