Conectado com

Geral

Conselho vota nesta terça diretrizes para reorganizar o calendário escolar

O Conselho Nacional de Educação deve votar nesta terça-feira em plenário virtual, as diretrizes que irão orientar as escolas de todo país a como conduzir o ensino diante da pandemia do novo coronavírus.

O documento traz orientações e sugestões para o ensino superior e para cada etapa de ensino da educação básica, desde a educação infantil ao ensino médio.

A proposta de parecer sobre a reorganização dos calendário escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia de covid-19 passou por consulta pública e recebeu mais de 1 mil contribuições.

O Conselho decidiu elaborar o documento devido às várias dúvidas de estados, municípios e escolas sobre se as práticas adotadas durante a pandemia estavam em conformidade com as normas vigentes.

Uma das questões mais preocupantes é como ficará o calendário escolar de 2020 e se as aulas e as atividades a distância contarão como horas letivas ou terão de ser integralmente repostas quando as aulas presenciais forem retomadas.

Na versão preliminar do parecer, o CNE lista uma série de atividades não presenciais que podem ser consideradas pelas redes de ensino durante a pandemia.

O Conselho recomenda que as atividades sejam ofertadas, desde a educação infantil, para que as famílias e os estudantes não percam o contato com a escola e não tenham retrocessos na aprendizagem.

Na educação infantil, que é composta por creche e pré-escola, embora a escola possa orientar os pais e responsáveis na realização de atividades, a recomendação é que elas não contem no calendário oficial e as aulas sejam todas repostas, pois há impedimento legal para considerar essas atividades como regulares.

A partir do ensino fundamental é possível que as atividades remotas sejam consideradas no calendário.

A decisão final, no entanto, cabe a cada rede de ensino, que deverá definir a melhor forma de cumprir as 800 horas obrigatórias do ano letivo escolar.

Para isso, o documento diz que é preciso considerar a realidade de cada localidade e o acesso às diversas tecnologias de ensino. É também necessário “considerar propostas inclusivas e que não reforcem ou aumentem a desigualdade de oportunidades educacionais”.

Por não se saber ao certo quanto tempo durará a suspensão das aulas nas várias cidades brasileiras, o CNE recomenda que as escolas ofereçam atividades não presenciais, em todos os níveis de ensino mesmo que não contem como horas letivas oficiais.

Essas atividades, de acordo com o documento preliminar, podem ocorrer por meios digitais ou não.

Podem ser ministradas, por exemplo por meio de videoaulas, de conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, pelas redes sociais, entre outros.

Podem ainda ser oferecidas por meio de programas de televisão ou rádio; pela adoção de materiais didáticos impressos e distribuídos aos alunos e seus pais ou responsáveis; e pela orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos.

No ensino infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, quando ocorre a alfabetização, o CNE ressalta que é fundamental o acompanhamento dos pais e responsáveis.

A escola deverá estar à disposição para orientá-los, estabelecendo canais para tal.

O CNE orienta que cada sistema de ensino, ao definir a reorganização do calendário do ano letivo, considere, entre outros pontos, realizar uma avaliação diagnóstica de cada criança quando as aulas presenciais forem retomadas.

O objetivo é avaliar o que foi aprendido nas atividades não presenciais.

Além disso, os sistemas são orientados a construir um programa de recuperação, caso seja necessário, para que “todas as crianças possam desenvolver de forma plena o que é esperado de cada uma ao fim de seu respectivo ano letivo”.

A aplicação da prova impressa do Enem foi mantida nos dias 1º e 8 de novembro, segundo o Inep, para dar segurança aos estudantes de que a prova ocorrerá esse ano.

Já o Enem digital, inicialmente mantido, foi adiado para os dias 22 e 29 de novembro.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Inauguração da quadra coberta de Novo Horizonte é reagendada para este sábado

Investimento da prefeitura rondonense na obra soma cerca de R$ 880 mil

 

A inauguração da Quadra Coberta Darcy Blöedorn, que é o novo espaço esportivo da Escola Municipal Professora Júlia Wanderley, do distrito de Novo Horizonte, que estava marcada para acontecer no dia 04, foi remarcada para este sábado (11), às 9h.

A obra era um pedido antigo da comunidade escolar, atendido pela administração municipal de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Educação, que investiu em torno de R$ 880 mil na estrutura, provenientes de recursos próprios.

O nome da quadra, Darcy Blöedorn, é uma homenagem instituída pela Lei Municipal nº 5.506, de 03 de abril de 2024. Darcy alcançou grande destaque em equipes esportivas do distrito, fez muitos amigos em sua trajetória, ficando conhecido como “Aritana”. Darcy faleceu em 23 de abril de 1985, três dias antes de completar 27 anos.

Além de autoridades municipais, devem participar do ato de inauguração membros da comunidade de Novo Horizonte e, em especial, pais, alunos e colaboradores da escola municipal beneficiada.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Assessoria

Continue Lendo

Geral

Agência do Trabalhador de Marechal Rondon estará fechada na tarde desta quinta-feira

Colaboradores participarão da Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná, na Acimacar

 

O diretor da Agência do Trabalhador/SINE, de Marechal Cândido Rondon, Sérgio Marcucci, comunica que o órgão estará fechado na tarde desta quinta-feira (09), em virtude da participação dos colaboradores na Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná. O atendimento voltará ao normal na sexta-feira (10).

A Conferência de Empregabilidade do Oeste do Paraná, que é coordenada por Marcucci, acontecerá na Acimacar com um número recorde de inscritos, que preencheram todas as vagas. Realizada pela Câmara Técnica de Empregabilidade do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), o evento marca um novo momento no cenário que desafia a indústria.

Marcucci destaca que a missão da conferência é oportunizar um ambiente de interação dinâmica, com troca de experiências e informações relacionadas às diferentes abordagens da empregabilidade na região Oeste. “Será abordada, ainda, sobre a importância de identificar profissionais da área de recursos humanos, que estejam dispostos a colaborar com a rede interativa de trocas de informações e desenvolvimento de gestão estratégica”, destaca o coordenador.

Outro ponto importante, segundo ele, é apresentar elementos e subsídios para a gestão estratégica de recursos humanos a partir do perfil e das expectativas dos colaboradores, no tocante à configuração do ambiente e das relações de trabalho, no sentido de despertar o engajamento e permanência nas empresas.

O evento contará com a apresentação de números resultantes de pesquisas realizadas com mais de 1,5 mil pessoas, formatado para propor a discussão de três principais temas, sendo que o participante precisa optar por um deles.

Estarão em pauta os eixos: “Papel da Liderança na Segurança Psicológica”, com Néia de Bortoli; “Felicidade no trabalho: Impacto da Relação Líder e Liderado”, com Laís Raycik; e o tema “O Engajamento com a Cultura da Empresa e o Impacto na Rotatividade e Absenteísmo”, com Paulo Vitor. Uma mesa redonda e uma palestra final com Daniela Diniz também vão compor o evento.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Marechal Rondon está com 2.727 casos confirmados de dengue

Boletim divulgado nesta quarta-feira (08) pela Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, confirma que o município está com 2.727 casos confirmados de dengue.

Até agora 02 óbitos constam nos registros da Secretaria Estadual de Saúde.

O primeiro falecimento ocorreu em 30 de março e se refere a um homem de 79 anos, que apresentava hipertensão e diabetes.

O segundo foi registrado em 29 de abril, de um homem de 77 anos, que tinha hipertensão, gordura no sangue e câncer de próstata.

No total foram 6.248 notificações e 1.857 casos descartados de dengue.

 

Assessoria 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.