Os produtores do Pronaf foram os que mais contrataram no período
No desempenho do primeiro mês da safra 2021/22, as contratações do crédito rural atingiram 27 bilhões de reais, o que significa um aumento de 16% em relação à safra passada.
Com o volume contratado, em julho, os investimentos somaram 6 bilhões e 800 milhões, apresentando o maior crescimento , na ordem de 38%.
As operações de custeio totalizaram 16 bilhões e meio de reais, correspondendo a alta de 12% em relação a igual período do ano passado.
De acordo com o Balanço de Financiamento Agropecuário da Safra 2021/2022, os produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf – , apresentaram o melhor desempenho relativo, com 56% de aumento,
Do montante de recursos autorizados para o Pronaf, ainda restam a ser contratados 87% dos investimentos e 78% das demais finalidades.
Já o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor, Pronamp, apresentou uma elevação de 5% no volume de recursos contratados e atingiu 3 bilhões e 800 milhões .
Desse montante, 3 bilhões e meio referem-se às contratações de custeio e, 306 milhões de reais aos investimentos.
Nesse sentido, o saldo remanescente para atendimento a futuras demandas dos médios produtores amparados pelo programa, situa-se em 93% para investimentos e 88% para custeio, comercialização e/ou industrialização.