Prefeitos, secretários e equipes técnicas das gestões municipais se reuniram nesta semana, na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, para conhecer detalhes sobre o convênio dos kits asfálticos, firmado em 2018 entre Itaipu e a entidade.
O convênio deve sofrer um aditamento de prazo
Atualmente, a operacionalização dos equipamentos é feita pelo Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná.
Pelo convênio firmado com a Itaipu Binacional, os equipamentos só serão definitivamente do Conselho dos Lindeiros após concluírem os 83 km lineares ou 500 mil m² de pavimentação asfáltica nas áreas rurais, onde já há calçamento, ou sobre brita graduada.
De acordo com o presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Pato Bragado, Leomar Rodhem, o “Mano”, com o prazo para ser executado até maio de 2021, o convênio deve sofrer um aditamento de prazo.
Quando foi assinado o convênio foi assumido o compromisso de executar a quantidade estipulada, o que ainda não foi cumprido, por isso será buscado mais prazo junto à Itaipu.
O gestor de convênio da Itaipu Binacional, Edino Jonas Schmidt Krug, destaca que até agora foram executados 287 mil metros quadrados do total de pavimentação asfáltica em Tratamento Superficial Triplo, e o prazo adicional deve servir para cumprir com o estipulado.
A presidente do Cindepar, prefeita de Astorga, Suzie Aparecida Pucillo Zanatta, destaca que a parceria do Consórcio com os municípios lindeiros é muito importante na operacionalização dos equipamentos e facilita a celeridade do processo e execução dos serviços..
Quatro caminhões equipados, dois rolos compactadores e duas mini carregadeiras estão entre os maquinários que compõe dois kits asfálticos.