Cooperativas agropecuárias do Paraná se preparam para executar três projetos de inovação que serão aplicados nas agroindústrias, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná.
O assunto foi discutido durante reunião on-line que teve a participação de 42 profissionais, representando os Sistemas Ocepar e Fiep e as cooperativas Lar, C.Vale, Copagril, Coopavel, Frimesa e Copacol.
Segundo o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, o objetivo dessa iniciativa é apresentar um ambiente colaborativo projetado para conectar as agroindústrias ao cenário da inovação e oferecer suporte para o desenvolvimento de soluções técnicas e estratégicas, além de novas oportunidades de negócio.
Também foram apresentados os três projetos iniciais que serão implementados na unidade da Fiep em Toledo: HUB de Inovação, Salmonella e Rastreabilidade.
Para isso serão constituídos grupos de trabalho para dar viabilidade técnica e operacional às ações, fazer o levantamento dos requisitos, além de elaborar os Planos de Projeto, esclarece o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Leandro Macioski.
Essa ação é o primeiro desdobramento da proposta de trabalho conjunto na área de inovação apresentada na reunião da diretoria da Ocepar, ocorrida em abril, com a participação do presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, do superintendente do Sesi-PR, José Fares, e do gerente Executivo de Tecnologia e Inovação, Fabrício Luz Lopes.
Na oportunidade, José Fares explicou aos diretores da Ocepar como funciona a plataforma Habitat, na qual se baseiam os projetos que serão desenvolvidos pelas cooperativas do Estado.