Conectado com

Geral

Cooperativas rondonenses prepararam ações do Dia C

O cooperativismo é capaz de transformar a realidade de pessoas por meio de ações conjuntas e um dos atos que  realça  essa afirmação é a realização do Dia C (Dia de Cooperar), que anualmente é celebrado no primeiro sábado do mês de julho e tem como lema “atitudes simples movem o mundo”.

Além da data ser um movimento para promover e celebrar as conquistas obtidas por meio do cooperativismo, também é marcado por ações mútuas entre as cooperativas e a comunidade em suas áreas de atuação para ajudar pessoas e entidades filantrópicas.

Como exemplo dessa ação cooperativista destaca-se o resultado alcançado em 2020, ano no qual conforme dados da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), mesmo em meio à pandemia do Coronavírus e as restrições impostas em combate à doença, quase 8 milhões de pessoas foram beneficiadas, por meio de 3 mil iniciativas e ações realizadas por mais de 2 mil cooperativas e seus cerca de 140 mil voluntários.

Ao todo, mais de 1.300 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.

         O Dia de Cooperar foi inspirado no CoopsDay, celebração mundial do cooperativismo realizada desde 1923no primeiro sábado de julho.

No Brasil inicialmente o Dia de Cooperar foi celebrado em Minas Gerais no ano de 2009 e tinha em sua proposta ser um dia reservado para fazer o bem, em que equipes de voluntários realizavam, simultaneamente em todo o estado, uma atividade, de escolha da cooperativa, que ajudasse a transformar para melhor a vida das pessoas.

A ação deu certo e com o passar dos anos, o Dia C se tornou  um movimento nacional .

Em Marechal Cândido Rondon as cooperativas filiadas a Acimacar já estão estruturando as ações que a partir da próxima semana serão executadas.

O vice de  cooperativismo da Acimacar, Airton de Souza informa quem está participando e o início da programação do DIA C…

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Comudi comemora hoje dia mundial de conscientização da violência contra o idoso

Está sendo celebrado hoje o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e em Mal Rondon, as ações são coordenadas pelo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos – Comudi.

O conselho é formado pelo poder público, promotoria municipal e representantes da sociedade civil organizada, com o objetivo de criar uma consciência social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa, como negligência, maus tratos, abandono, violência física, violência psicológica, violência sexual ou violência patrimonial.

O presidente do Comudi, Odorico de Souza, destaca que é freqüente no município, o registro da violência financeira, principalmente na questão de empréstimos consignados, que comprometem a aposentadoria do idoso……

 

Continue Lendo

Geral

Caminhão e carro se envolvem em grave acidente na PR-497 em Itaipulândia

Costa Oeste News

Um grave acidente aconteceu por volta das 07h45 desta terça-feira (15), na Rodovia PR-497, km 20 em Itaipulândia.

Um Caminhão e um Fiat Palio se envolveram no acidente, havia muita neblina no momento em que aconteceu a colisão, com a força da batida o tanque do caminhão chegou a se romper.

Segundo informações, a condutora do veículo Pálio com placas de Itaipulândia deslocava-se no sentido Friella/Itaipulândia e colidiu na lateral do caminhão que é de uma empresa de Missal.

O SIATE e o Corpo de Bombeiros da 9ª GB estiveram no local para prestar socorro. A mulher, condutora do Palio, foi socorrida e conduzida ao Hospital e Maternidade Itaipulândia com ferimentos moderados.

Fonte: Costa Oeste News
Continue Lendo

Geral

Vacinação nesta quarta-feira será em pessoas com 51 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da assistência social, do ensino superior e da educação básica

A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon definiu o cronograma de vacinação para esta quarta-feira, dia 16 de junho, conforme disponibilidade de vacinas encaminhadas pela 20ª Regional de Saúde de Toledo e atendendo as normas circulares encaminhadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

No parque de exposições e CMEI Vila Gaúcha, das 8h às 13h, serão vacinadas as pessoas com 51 anos ou mais, além de gestantes e puérperas. No ato da vacinação deve ser apresentado os documentos pessoais, cartão SUS e carteira de vacinação (se tiver).

No caso das gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), estas devem apresentar ainda o exame laboratorial/ecográfico ou o cartão de pré-natal comprovando sua gestação atual ou, no caso de serem puérperas, comprovação do parto por documento de registro de alta hospitalar ou certificado de nascimento, sem necessidade de nenhum relatório específico.

Já no período da tarde, das 13h30 às 16h, no CMEI Vila Gaúcha, serão vacinados os trabalhadores de ensino superior e da assistência social, acima dos 18 anos.

Serão 50 doses disponibilizadas para trabalhadores do ensino superior, que são os professores, técnicos e funcionários das instituições públicas e privadas. Os mesmos deverão comprovar a vinculação ativa com a instituição de ensino superior por meio da declaração emitida pela própria instituição.

Para trabalhadores da assistência social, por sua vez, foram disponibilizadas 128 doses. Os mesmos devem portar uma declaração emitida pelo local em que trabalha. São considerados trabalhadores da assistência social aqueles que atuam no Serviço de Acolhimento Institucional e Familiar, independente do público atendido e da modalidade; Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua; Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias; Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI; Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto; Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família; Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Conselhos Tutelares; Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte – PPCAM; Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima de Crime – NUCRIA; órgão gestor (secretaria ou congênere).

Já no parque de exposições, das 13h30 às 16h, serão vacinados trabalhadores de ensino básico (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e educação de jovens e adultos – EJA), desde que tenham idade superior a 18 anos. Além dos documentos pessoais, carteira de vacinação e cartão SUS, deverão estar munidos também de uma declaração emitida pela instituição. Serão disponibilizadas 351 doses.

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.