22ª edição do anuário Valor 1000 foi divulgada nesta semana
A 22ª edição do anuário Valor 1000, divulgada nesta semana pelo jornal Valor Econômico, traz 17 cooperativas paranaenses que se mantiveram em destaque entre as mil maiores empresas brasileiras, em relação à publicação do ano passado, com a maioria subindo posições.
São elas: Coamo, C.Vale, Lar, Cocamar, Copacol, Agrária, Integrada, Castrolanda, Frísia, Coopavel, Frimesa, Coasul, Capal, Copagril, Coopertradição, Coagru e Primato.
Quinze delas estão posicionadas entre as 500 maiores empresas brasileiras, de acordo com o ranking.
Há cooperativas paranaenses bem classificadas também entre as 50 maiores empresas do Sul do país e, ainda, no setor do agronegócio, em que a Coamo sagrou-se campeã.
O levantamento do Valor 1000 é feito em parceria com a Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAE).
Nesta edição, foram analisadas 1.069 empresas, a partir de dados públicos ou fornecidos por elas mesmas.
São números relativos aos balanços de 2021. Desta vez, o processo de avaliação ocorreu em duas etapas, a primeira contábil-financeira, que correspondeu a 70% da nota final.
Ela contemplou a análise de seis quesitos, dos quais três tiveram maior peso: receita líquida (peso 3), margem Obtida (peso 2,5) e rentabilidade do patrimônio (peso 1,5).
Além disso, completaram a avaliação contábil e financeira, com peso 1 cada: crescimento médio anual da receita líquida nos últimos cinco anos; alavancagem financeira e cobertura de juros.
A novidade deste ano foi que a segunda etapa envolveu as práticas de ESG (ambiental, social e de governança), equivalendo a 30% da nota final.
Além do resultado geral, o anuário traz as campeãs em 26 setores e os destaques nas cinco regiões do país.
No ano anterior a Copagril também figurou neste ranking, mantendo-se novamente presente com excelente classificação entre as maiores empresas do País.
Fonte: Copagril