Copel anuncia mais investimentos em redes de distribuição

A Copel informa que concluiu a primeira etapa do programa Confiabilidade Total, criado com o objetivo de modernizar a rede elétrica que atende toda a área de concessão no Paraná.

O conjunto de obras totaliza 300 milhões de reais de investimentos programados para o período de 2020 a 2022, nas áreas de automação de redes, construção de subestações e tecnologia de comunicação entre equipes de campo e a operação remota do sistema.

De acordo com o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Julio Omori, todas as ações previstas no programa são dedicadas ao aumento da confiabilidade do sistema, para evitar os desligamentos na rede elétrica e possibilitar a religação com maior agilidade, no caso de eventual interrupção no fornecimento aos consumidores.

Ano passado, em função dos frequentes cortes no fornecimento de energia, houve uma intensa mobilização de lideranças políticas, prefeitos e produtores rurais, cobrando ações efetivas da Copel, diante dos prejuízos que vinham sendo registrados no setor industrial e em atividades como suinocultura e avicultura, dentre vários outros.

Como resposta a Companhia anunciou que a partir deste ano colocaria em prática um projeto de recuperação, substituição e modernização das redes de distribuição.

Neste primeiro semestre, segundo a Copel, foram implantados 597 pontos de automação e 52 sistemas de autorreconstituição da rede elétrica, que identificam o defeito e religam os trechos não afetados, sem a necessidade de interferência humana.

Também foi implantado um sistema de transferência automática de fontes em sete subestações de energia e construídas duas novas estações de chaves, em Rosário do Ivaí, no Norte do Estado, e Sapopema na região Centro-Sul.

Até o final de 2022, terão sido implantadas 86 novas subestações ou estações de chaves em pequenos municípios que ainda não contavam com uma dessas unidades no território.