Geral
Copel promete solucionar problemas com energia na região

Publicado em:
Aconteceu ontem a tarde na Câmara Municipal de Santa Helena a reunião convocada para discutir os problemas que vem sendo enfrentados em toda a região, em função das oscilações e cortes no fornecimento de energia.
Apesar de o assunto não ser apenas regional, uma vez que as reclamações ocorrem em praticamente todo o Estado, no Oeste a situação se tornou mais grave em função do crescente consumo e da qualidade das redes de distribuição da Copel, que a décadas não recebem a manutenção necessária.
O aspecto inovação também não foi considerado pela companhia e as equipes terceirizadas não dispões de estrutura necessária para o rapido religamento do sistema quando, por intempéries ocorre a queda das chamadas chaves seccionadoras.
No encontro de ontem em Santa Helena, participaram os deputados Hussein Bakri e Nelson Luersen, assim como Maximiliano Orfali, diretor do setor de distribuição de energia da Copel.
Também estiveram na reunião o prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden , o Mano, presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros; o prefeito de Santa Helena , Evandro Zado; o prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Heiden e o de Missal, Eduardo Staudt.
Além deles, vereadores, industriais e muitos agricultores.
Foram inúmeros os relatos de problemas e prejuízos causados por conta da qualidade da energia vendida pela Copel.
Na ocasião, Maximiliano Orfali falou aos presentes que a Copel reconhece as dificuldades mas que a nova gestão da companhia, por determinação expressa do governador Ratinho Junior, está encaminhando providências para solucionar os problemas.
Disse que ano passado o orçamento para esta finalidade foi de 500 milhões de reais, agora em 2019 subiu para 800 milhões, que em 2020 serão 1 bilhão de reais e no ano seguinte, 2021, um bilhão e 200 milhões.
Com esse aporte de recursos acredita que haverão condições para a solução de todos os problemas, garantindo o fornecimento ininterrupto de energia elétrica, com a manutenção permanente das redes de distribuição.
Segundo o diretor da Copel, também a substituição das atuais redes monofásicas, que há décadas são maioria no fornecimento de energia às propriedades rurais, para trifásicas, também está no planejamento e isso garantirá energia para futuros empreendimentos industriais e mesmo nas propriedades dos agricultores nos próximos anos.
Maximiliano Orfali garantiu também que, para minimizar os problemas diários que estão sendo enfrentados, a Copel vai colocar em prática já neste final de semana, começando pela região de Santa Helena, uma serie de mutirões com suas equipes, para a desobstrução das linhas de transmissão. (Sonora Max)
O Presidente do Concelho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Leomar Rohden (o mano), entendeu como definitiva a reunião de ontem para que, os problemas sejam solucionados. (Sonora Mano)

Geral
Moradores dizem ter visto onça em Alto Santa Fé

Publicado em:
A primeira aparição do animal aconteceu na semana passada.
Moradores de Alto Santa Fé, distrito de Nova Santa Rosa entraram em contato com a reportagem do Portal nesta quarta-feira pedindo que a comunidade fique em alerta, pois uma onça foi vista na vila.
Dois moradores viram o animal a solta, a primeira vez foi na semana passada e a segunda vez aconteceu nesta quarta-feira (31), por volta do meio dia.
Fonte: Portal Nova Santa Rosa
Geral
Cooperativas rondonenses iniciam mobilização pelo Dia C

Publicado em:
O Conselho das Cooperativas da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), iniciou as deliberações para a definição das ações que serão realizadas no Dia de Cooperar, conhecido como “Dia C”, que neste ano será comemorado em 08 de julho.
Além da Cooperativa Agroindustrial Copagril outras nove cooperativas do município estarão envolvidas, cada uma programando suas atividades: Cercar, Cooperagir, Cresol, Frimesa, Lar, Sicoob Confiança, Sicredi Aliança PR/SP, Unimed Costa Oeste e Uniprime.
O Dia de Cooperar, é um programa de responsabilidade social do cooperativismo, que tem como principal objetivo, incentivar o voluntariado.
Além disso, a data celebra os projetos de responsabilidade socioambiental desenvolvidos pelas cooperativas, e os compartilham com a comunidade.
As ações do Dia C devem estar alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo eles: a proteção do meio ambiente, a educação, a saúde e bem-estar, a redução das desigualdades e o trabalho decente.
O encontro definiu e programou as atividades que serão desenvolvidas durante os períodos da manhã e tarde envolvendo:Plantio de mudas; Passeio ciclístico com saída do Lago Municipal e chegada na Praça Willy Barth; oficinas culturais, com atividades circenses e contação de histórias; estações de saúde: testes de visão e odontológico gratuitos; e Distribuição de mudas.
Geral
Emoção marca formatura do PROERD em Marechal Rondon

Publicado em:
Com auditório Ecos da Liberdade de Mal Rondon lotado, aconteceu ontem a noite a formatura de cerca de 330 alunos no Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
Diversas autoridades estaduais, municipais, familiares e convidados participaram do evento e representando o Poder Legislativo rondonense, esteve o presidente vereador Soldado Sauer…..
Fotos: Assessoria