Conectado com

Geral

Copel promete solucionar problemas com energia na região

Patricia Porto

Aconteceu ontem a tarde na Câmara Municipal de Santa Helena a reunião convocada para discutir os problemas que vem sendo enfrentados em toda a região, em função das oscilações e cortes no fornecimento de energia.

Apesar de o assunto não ser apenas regional, uma vez que as reclamações ocorrem em praticamente todo o Estado, no Oeste a situação se tornou mais grave em função do crescente consumo e da qualidade das redes de distribuição da Copel, que a décadas não recebem a manutenção necessária.

O aspecto inovação também não foi considerado pela companhia e as equipes terceirizadas não dispões de estrutura necessária para o rapido religamento do sistema quando, por intempéries ocorre a queda das chamadas chaves seccionadoras.

No encontro de ontem em Santa Helena, participaram os deputados Hussein Bakri e Nelson Luersen, assim como Maximiliano Orfali, diretor do setor de distribuição de energia da Copel.

Também estiveram na reunião o prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden , o Mano, presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros; o prefeito de Santa Helena , Evandro Zado; o prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Heiden e o de Missal, Eduardo Staudt.

Além deles, vereadores, industriais e muitos agricultores.

Foram inúmeros os relatos de problemas e prejuízos causados por conta da qualidade da energia vendida pela Copel.

Na ocasião, Maximiliano Orfali falou aos presentes que a Copel reconhece as dificuldades mas que a nova gestão da companhia, por determinação expressa do governador Ratinho Junior, está encaminhando providências para solucionar os problemas.

Disse que ano passado o orçamento para esta finalidade foi de 500 milhões de reais, agora em 2019 subiu para 800 milhões, que em 2020 serão 1 bilhão de reais e no ano seguinte, 2021, um bilhão e 200 milhões.

Com esse aporte de recursos acredita que haverão condições para a solução de todos os problemas, garantindo o fornecimento ininterrupto de energia elétrica, com a manutenção permanente das redes de distribuição.

Segundo o diretor da Copel, também a substituição das atuais redes monofásicas, que há décadas são maioria no fornecimento de energia às propriedades rurais, para trifásicas, também está no planejamento e isso garantirá energia para futuros empreendimentos industriais e mesmo nas propriedades dos agricultores nos próximos anos.

Maximiliano Orfali garantiu também que, para minimizar os problemas diários que estão sendo enfrentados, a Copel vai colocar em prática já neste final de semana, começando pela região de Santa Helena, uma serie de mutirões com suas equipes, para a desobstrução das linhas de transmissão. (Sonora Max)

 

O Presidente do Concelho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Leomar Rohden (o mano), entendeu como definitiva a reunião de ontem para que, os problemas sejam solucionados. (Sonora Mano)

 

Geral

Municípios da região são condecorados em evento das cidades sustentáveis

COMITIVA DOS PREMIADOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

Condecorações foram entregues nesta semana para cinco municípios da região oeste por boas práticas implantadas, durante a 3ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, na conferência ‘Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis’, em São Paulo.

Os premiados do Oeste do Paraná foram, Vera Cruz do Oeste, com o 3º lugar no tema ‘Desigualdade Econômica’, na categoria ‘Cidades Pequenas’.

Na mesma categoria, Ubiratã conquistou o 2º lugar no tema ‘Acesso a Serviços’.

Santa Terezinha de Itaipu alcançou o 3º lugar e outro prêmio com o primeiro lugar nacional no tema ‘Desigualdade Econômica’, com o projeto Coleta Seletiva. Toledo também foi premiado na categoria ‘Cidades Médias’, no tema ‘Acesso a Serviços’, conquistando o 3º lugar.

A gestão nacional do ‘Cidades Sustentáveis’ é da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos.

O conjunto de ações nos municípios do Oeste é trabalhado em conjunto pelo Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional.

A premiação com abrangência nacional, com municípios distribuídos por 15 estados de todo o Brasil, e o número de prêmios conquistados pelo Oeste Paraná, reflete o engajamento no programa, segundo frisa o coordenador nacional do Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão..

Continue Lendo

Geral

Prefeitura executa melhorias para a Festa do Búfalo de São Roque no domingo

Assessoria

Acontece neste domingo a 26o edição da festa distrital e a 22o edição da Festa do Búfalo do distrito de São Roque – Marechal Cândido Rondon.

A frente da organização está a Comunidade Católica do distrito, que espera servir em torno de 1.500 almoços.

O vereador Soldado Sauer fala das melhorias feitas no distrito de São Roque, visando a realização da festa distrital, uma das maiores de Marechal Cândido Rondon..

Continue Lendo

Geral

CTG Tertúlia do Paraná comemora hoje o Dia do Gaúcho

Centros de Tradição Gaúcha de várias regiões do Paraná estão realizando hoje atividades especial para comemorar o “Dia do Gaúcho”.

A Revolução Farroupilha, também conhecida como o “Dia do Gaúcho”, é celebrado anualmente no dia 20 de setembro.

O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou a história deste estado como o “Decênio Heroico”.

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil.

Durou aproximadamente 10 anos e recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam.

A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.

O Dia do Gaúcho está incluído dentro da Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho são organizadas festas nos Centros de Tradição Gaúcha que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais.

Sobre as atividades desenvolvidas pelo CTG Tertúlia do Paraná, em Marechal Cândido Rondon, o patrão Ricardo Luft, destaca…

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.