Conectado com

Geral

Copel tenta esclarecer constantes cortes de energia elétrica na zona rural

A empresa culpa os problemas climáticos

Em razão das constantes reclamações quanto as quedas de energia elétrica no Oeste do Paraná, especialmente na zona rural, a Copel enviou ofício para tentar esclarecer o que está acontecendo.

Inúmeras vezes o Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon foi procurado por produtores rurais insatisfeitos com os constantes cortes no fornecimento de energia elétrica na zona rural.

Além de debater internamente o problema, a entidade também passou a realizar uma série de encaminhamentos na busca de soluções, haja vista que sem energia muitas atividades do agro são comprometidas.

O problema ganhou repercussão em toda a região e foi pauta de reunião do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná.

Com sua diretoria encabeçada pelo presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, o Nurespop encaminhou expediente à Companhia Paranaense de Energia Elétrica.
A entidade cobrou explicações da Copel sobre as constantes quedas de energia elétrica e foi atendida por meio de ofício.

Através do qual, a “Copel se solidariza com a população e entende que a energia elétrica é essencial para o desenvolvimento das atividades, tanto para população urbana quanto para os produtores rurais da região”.

“No entanto, embora indesejados, desligamentos de energia podem ocorrer, uma vez que os sistemas elétricos de distribuição estão sujeitos a interrupções decorrentes de fatores que não estão sob o controle da empresa, como ação de intempéries, acidentes provocados por terceiros, contato de animais com a rede elétrica e atos de vandalismo”.

A Copel diz ter feito um levantamento completo das redes que fornecem energia aos clientes rurais dos municípios da regi]ao, onde aconteceu o direcionamento de inspeções e manutenções dessas redes, visando a melhoria na continuidade do abastecimento, após os temporais sucessivos que atingiram a região desde o segundo semestre de 2023.

Adicionalmente, a Companhia garante que fez um levantamento de obras que beneficiam diretamente aos clientes rurais pelo Programa Paraná Trifásico, que consiste no trifaseamento de redes com tecnologia de cabos protegidos e instalação de sistemas de chaves automatizadas, somando um montante previsto para 2024 de 35 milhões e 520 mil reais em melhorias.

Com essas obras a expectativa é de significativa melhoria na qualidade de fornecimento aos clientes rurais.

Quem assina o ofício é Alessandro Maffei da Rosa, Gerente do Departamento da Manutenção Oeste Copel Distribuição S.A.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

ANAC autoriza retomada das operações de pouso no aeródromo de Marechal Rondon

Com a diretriz em vigor, espera-se que a normalidade das atividades aeroportuárias seja restabelecida

 

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), por meio da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária, anunciou, recentemente, a revogação da medida cautelar de proibição de operações de pouso que havia sido aplicada anteriormente ao Aeródromo Público Balduíno Helmuth Jope, de Marechal Cândido Rondon.

Segundo informa a Secretaria Municipal de Mobilidade, após diversas tratativas e de investimentos feitos pela administração municipal no pátio de manobras, na pista de pouso e decolagem, cerca, limpeza de áreas verdes, avaliações técnicas e considerações específicas, foi permitido que as operações de pouso voltem a ser realizadas no aeroporto municipal.

“Com esta diretriz em vigor, espera-se que a normalidade das atividades aeroportuárias seja restabelecida, o que vai proporcionar benefícios para a aviação civil na microrregião de Marechal Rondon”, expõe a diretora da pasta, Adriane Kappes Vorpagel.

A portaria nº 14.507, datada de segunda-feira (06), foi assinada pelo gerente de controle e fiscalização do órgão federal, Marcos Roberto Eurich.

Pode ser uma imagem de grama

Pode ser uma imagem de helicóptero

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Coresul Tintas/AACC recebe Nova Santa Rosa/Frigorosa pelo Troféu Difusora

Nesta quinta-feira, Guaíra venceu São José das Palmeiras

 

 

 

 

Continue Lendo

Geral

Depósito de galhos e entulhos no setor 2 deve ser feito até o dia 19

Cronograma de recolha passou por ajustes

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável de Marechal Cândido Rondon é a responsável pela organização da recolha de galhos e entulhos na sede do município. O cronograma é dividido em seis setores. Uma equipe atua diariamente na recolha de materiais inservíveis na sede, com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Em virtude dos vários arrastões contra o mosquito da dengue, na sede e no interior, houve a necessidade de realizar alguns ajustes no roteiro estabelecido no início do ano. Isso ocorreu especialmente nas áreas onde o índice de infestação pelo mosquito era maior, o que demandou várias semanas de trabalho da equipe.

Como consequência, o recolhimento está sendo finalizado no setor 1. Já no setor 2, pede-se que os moradores depositem os materiais até o dia 19 de maio (domingo), para que as equipes possam realizar a recolha a partir do dia 20 (segunda-feira). O setor 2 compreende o Jardim Líder, Parque Ecológico, Santo Amaro, Avenidas I e II, Sauer, Industrial I e II, Flórida, São Lucas, Sabka, Águia Branca, Toebe, Bem-te-vi, Martins, loteamentos das Torres, Elisabete, Frigorífico, Roda D´Água, do Lago, Santa Bárbara, Acimacar, bairro São Francisco, Gauer, Gralha Azul, Jussara, Jardim Marechal, Jardim Guaíra, Henrique, Jardim Universitário, Alto do Lago, Balko, Beija-flor e Modelo.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Luiz Freitag, pede a compreensão da população, ressaltando o esforço em relação ao trabalho que está sendo desenvolvido. “Não estamos medindo esforços para realizar a recolha dos materiais inservíveis depositados pela população em frente às residências. Vamos dar sequência ao cronograma. Ao finalizarmos o setor 2, divulgaremos as datas do setor 3, e assim, sucessivamente, até que todo o município seja atendido”, destacou Adriano Freitag.

O secretário enfatizou que fora do cronograma, a opção é levar os materiais até o Ecoponto, no parque de exposições, que está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 19h. No sábado, das 7h às 12h e das 13h30 às 18h. Os materiais aceitos são resíduos de podas e jardinagem, eletrônicos, madeiras, entulho de construção civil, móveis e eletrodomésticos.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.