Vítima de coronavirus, faleceu no início da manhã desta segunda-feira o presidente do Sindicato Rural de Toledo Nelson Paludo.
Ele é reconhecido com um grande expoente do agronegócio estadual
Ele estava internado desde o dia 04 de junho e foi transferido no dia 08 do mesmo mês à Unidade de Terapia Intensiva.
Depois de uma traqueostomia, Paludo apresentava um quadro de estabilidade até a última sexta-feira, mas o quadro do paciente piorou na noite de sábado e passou a ser considerado muito grave.
Presidente do Sindicato Rural de Toledo há mais de 25 anos, Nelson Paludo era uma das mais influentes lideranças rurais do Estado do Paraná, sendo vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná.
Era integrante da Comissão técnica de Grãos, Fibras e Oleaginosas do estado, membro do Conselho de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Toledo, entre outras funções.
Foi um dos principais nomes na discussão para aprovação do novo Código Florestal brasileiro, organizando em Toledo uma das maiores audiências públicas do País, com a presença de mais de duas mil pessoas.
Ao longo de sua trajetória, Paludo contribuiu para organização do Plano Safra e do Seguro Rural e lutou pelo Centro Agropecuário em Toledo, tendo conseguido entregar a estrutura do Sindicato no futuro local.
O Sistema Faep/Senar-PR lamentou a morte de Nelson Paludo, citando ele como uma das principais lideranças do agronegócio do Paraná, com forte atuação na região Oeste.
A Associação Paranaense de Suinocultores, juntamente com a Associação de Criadores de Suínos do Oeste do Paraná, também reconheceu a liderança de Nelson Paludo e “sua contribuição ao setor produtivo do Paraná”, que foram, segundo nota, “determinantes para as principais conquistas dos produtores de Toledo e região”.
O presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, destaca que todo agronegócio paranaense está enlutando com o passamento de um de seus grandes expoentes.