Instituição recebeu nove equipamentos no domingo (28). Macrorregião oeste registra taxa de ocupação de 98% entre os leitos de UTI para adultos, no SUS.
O Hospital de Retaguarda de Cascavel, no oeste do Paraná, recebeu nove bombas de infusão emprestadas do zoológico da cidade, no domingo (28), de acordo com a direção da instituição. Os equipamentos serão usados para tratar pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19.
A macrorregião oeste, que abrange hospitais que ficam na região de Cascavel, registrou taxa de ocupação de 98% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS), no domingo, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O diretor-geral do Hospital de Retaguarda, Lísias Tomé, disse que os equipamentos podem ser usados em humanos, pois funciona no mesmo sistema. As bombas de infusão são usadas para auxiliar na aplicação de medicamentos.
“A indústria nos deu um prazo mínimo de 15 dias para entregar as bombas de infusão. Não podemos esperar e não tenho mais como pegar dos hospitais, eles também precisam”, afirmou.
Além disso, o diretor-geral afirmou que os profissionais de saúde estudam se é possível utilizar os ventiladores do zoológico em humanos.
A prefeitura de Cascavel informou que os equipamentos já estão sendo utilizados.