Rádio Difusora do Paraná

Covid-19: 36 pacientes estão na fila de espera por leitos de UTI na 20ª Regional de Saúde

A situação provocada pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) parece piorar a cada dia na 20ª Regional de Saúde de Toledo. Isso pode ser confirmado através dos números da doença em toda a região. No momento, os leitos de Terapia Intensiva (UTI) destinados exclusivamente aos pacientes que contraíram a Covid-19 estão lotados e mais 36 pacientes ainda esperam por uma vaga de UTI.

Na 20ª Regional de Saúde de Toledo são três os hospitais que possuem leitos de UTI Covid-19 e atendem via Sistema Único de Saúde (SUS). São 62 vagas, todas ocupadas no momento e divididas entre o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, o Hospital Bom Jesus, em Toledo, e o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand.

Além dos leitos ocupados a preocupação também fica para o alto índice de pessoas que esperam por vaga em um leito hospitalar. No total são 56 cidadãos nessa situação, sendo que 20 pessoas esperam por vagas de enfermaria e 36 aguardam por leitos de UTI.

O momento crítico também é evidenciado quando falamos sobre outros índices relevantes no que diz respeito a pandemia como número de novos casos, casos ativos e óbitos. Somente nos últimos seis dias a cidade de Toledo teve mais nove óbitos e 653 novos casos da doença, além de um acréscimo de mais 326 casos ativos, chegando a um total de 1.076 no último boletim. Todos esses dados colaboram para o colapso do sistema de saúde.

Macrorregião Oeste

Na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, e Pato Branco a situação da pandemia também parece cada vez pior.

Nesta segunda-feira (31), a Macrorregião tem apenas nove leitos de UTI Covid-19 livres, o que representa uma taxa de ocupação de 97,20%. Mas o que mais assusta são os índices elevadíssimos de pacientes que aguardam por uma vaga hospitalar. No total são 232 pacientes esperando por vagas, sendo 149 para UTI e 83 para enfermaria. São números que realmente demonstram o grave momento vivido em toda a região.

Fonte: Toledo News