COVID-19: Copagril realiza doação de equipamentos para saúde

“Devemos ser conscientes e responsáveis, cuidar um do outro”, essa é uma afirmação do diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, ao falar sobre a situação atual de contaminação do Coronavírus na região de atuação da cooperativa.

Números que são alarmantes e acabam sobrecarregando os sistemas de saúde, chamando a atenção de entidades e também da Copagril, de modo que a cooperativa realizou a doação de dois ventiladores mecânicos a fim de atender pacientes em Marechal Cândido Rondon.

A Copagril, mobilizada em conjunto com outras 10 cooperativas do Oeste do Paraná e Ocepar, adquiriu os aparelhos e assim foi possível, de maneira mais rápida, repassa-los para a Secretaria Estadual de Saúde que, por sua vez, encaminhou os ventiladores para os municípios. Os equipamentos chegaram na manhã desta sexta-feira (12), já testados e prontos para uso. Além da Copagril, a Cooperativa de Crédito Sicredi Aliança PR/SP também doou outros dois, totalizando quatro ventiladores mecânicos para o munícipio.

No momento da chegada dos equipamentos, o diretor vice-presidente da Copagril, Elói Darci Podkowa, esteve na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e agradeceu aos profissionais de saúde, ressaltando a importância da dedicação de todos os profissionais da área. “Entendemos a gravidade da situação e queremos como cooperativa ajudar. Temos que agradecer aos profissionais da saúde – todos eles – pelo trabalho que realizam bravamente e também pedimos a compreensão e o cuidado de toda sociedade”, comenta Podkowa. Também acompanharam a chegada dos materiais: o chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli; a secretária de Saúde, Marciane Specht; a diretora da UPA, Andreia Guissardi; a diretora de enfermagem da UPA, Mariane Ferreira Braga; e o diretor executivo da Sicredi Aliança PR/SP, Fernando Fenner.

“Temos que cuidar, prevenir e preservar a saúde das pessoas. Todos devemos ter essa consciência de se cuidar e cuidar um do outro. E nós da Copagril temos esse sentimento de contribuir com a sociedade e, mesmo que de forma singela, ajudar a amenizar o sofrimento. Junto com outras cooperativas e por meio da Ocepar realizamos essa mobilização para adquirir os equipamentos, contudo, queremos chamar a atenção de toda comunidade, ainda tem pessoas, uma pequena parte, que precisam entender e se conscientizar em fazer sua parte”, complementa Chapla.