Conectado com

Geral

Covid-19: fila de espera por leitos de UTI está zerada na 20ª Regional de Saúde; sete pessoas ainda aguardam vagas de enfermaria

A situação da pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19), parece estar melhorando aos poucos durante o mês de abril em Toledo e região. Depois de muito tempo a 20ª Regional de Saúde de Toledo tem três leitos de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 disponíveis e nenhuma pessoa na fila de espera por uma vaga. Sete pacientes ainda esperam por leitos de enfermaria.

A 20ª Regional de Saúde de Toledo conta com 62 leitos de UTI Covid-19. Eles estão divididos entre o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, que conta com 28 vagas, sendo que 27 estão ocupadas. O hospital Bom Jesus, em Toledo, que possui 24 leitos, dos quais 22 estão indisponíveis e o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, que tem 10 leitos, todos ocupados.

No momento a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 95,16%, o que segue sendo um valor muito alto e preocupante, mas o que já é um alento depois de um mês de março, com 100% de ocupação em praticamente todos os dias, além dos muitos pacientes que aguardavam nas filas de espera.

O mês de março foi responsável por dois índices negativos relacionados à pandemia no município de Toledo. O primeiro deles foi o recorde de óbitos causados pela enfermidade, foram 74 no total, o que representou pelo menos um terço de todas as mortes de toda a pandemia no município de Toledo. Outro recorde foi o número de novos casos que também foi o maior do período, totalizando 3.250 novas contaminações.

No entanto, aos poucos esses índices têm melhorado durante o mês de abril. O médico e diretor geral da Secretaria de Saúde do município de Toledo, Fernando Pedrotti, reforçou em entrevista recente que o número de novos casos diminuiu nos últimos dias e isso refletiu em uma melhora, ainda que pequena, de vários itens.

“Nós tivemos a redução de novos casos nos últimos dias. Isso representa algo muito maior, pois também impactou em vários outros dados, como os casos ativos, pacientes graves, lotação das enfermarias e UTIs e também reduziu os óbitos. Mesmo assim temos que lembrar que os cuidados devem ser contínuos”, ponderou o médico.

No início da última semana a cidade de Toledo saiu da bandeira roxa, que representa risco muito alto de contágio pelo Coronavírus e voltou para a bandeira vermelha, que representa risco alto. Esse fator também representou um alento e demonstrou que a situação pode estar melhorando aos poucos.

 

Macrorregião Oeste

Na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Pato Branco a situação segue estabilizada no que diz respeito aos índices de ocupação de leitos de UTI.

No momento a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 é de 92,70%, essa taxa esteve próxima dos 100% há poucos dias. Já a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria está em 50,10% e mantém a estabilidade observada em dias anteriores.

Apesar de certa melhora, a quantidade de pessoas que aguardam por leitos hospitalares chegou a 42 pacientes, sendo que 22 esperam por vagas de UTI e 20 aguardam por leitos de enfermaria.

 

Fonte: Toledo News

Geral

Comudi realiza ciclo de palestras sobre a valorização da pessoa idosa

Com a finalidade de transmitir maior conhecimento aos jovens, o Comudi (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa) tem realizado um ciclo de palestras com abordagem do tema “Valorização da Pessoa Idosa”.

A rodada foi iniciada segunda-feira (06), voltada aos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Monteiro Lobato, em Marechal Cândido Rondon.

Na quarta-feira (08), a palestra ocorrerá às 9h30, no Colégio Estadual Paulo Freire, no bairro Alvorada. Já na sexta-feira (10), às 10h30, os estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Cívico-Militar Frentino Sackser conhecerão mais sobre o assunto. As palestras são ministradas pelo empresário Leodir Pasetti.

A iniciativa, do Comudi e da Secretaria Municipal de Assistência Social, prossegue até o mês de junho.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, pessoas estudando e texto que diz "# 3R B0 COLEGIOESTADUAL MDONITEROLOBATO IONTEIRO COLEGIO ESTADUA"

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Rio Grande do Sul em alerta: chuvas podem chegar a 200 mm nesta semana

Nos próximos dias, instabilidade volta predominar nos municípios gaúchos

Nesta manhã de terça-feira (7), voltou a chover na região sul do Rio Grande do Sul. A área começou a registrar pontos de alagamentos em cidades banhadas pela Lagoa dos Patos, e a água está sendo represada pelo vento, o que contribui para o aumento do nível da lagoa.

Segundo o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen, chuvas mais expressivas serão registradas em parte da zona sul e, especialmente, na região da campanha. Nos próximos dias, o tempo também fica instável nos demais municípios gaúchos.

“Esse é o maior problema, pois volta a chover nas regiões que estão bem mais afetadas neste momento no estado. A melhoria de dois dias não foi suficiente para secar o solo, pelo contrário, está totalmente encharcado ainda e volta chover”, comenta.

A partir de quinta-feira (9), volta a chover com constância em toda metade norte do Rio Grande do Sul. Essa região tem sido afetada severamente pelas chuvas intensas.

“A notícia não é nada animadora, mas a gente tem que passar. É um índice de chuva bem preocupante, não como foi na semana anterior, mas ainda pode alcançar índices de 150, quase 200 milímetros nessas regiões”, finaliza.

 

Redação Catve.com

 

Continue Lendo

Geral

Pato Bragado é escolhido para lançamento de projeto inovador em pavimentação

Foto: Assessoria

Autoridades municipais e da região, empresários, engenheiros e arquitetos, acompanharam na sexta-feira em Pato Bragado o lançamento da tecnologia de pavimentação em concreto, no Loteamento Poente.

O vice-prefeito John Nodari, fala sobre a tecnologia que aumenta a durabilidade do produto, se comparado com o pavimento convencional…

 

Fotos: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.