Rádio Difusora do Paraná

Covid-19: fila de espera por leitos de UTI está zerada na 20ª Regional de Saúde; sete pessoas ainda aguardam vagas de enfermaria

A situação da pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19), parece estar melhorando aos poucos durante o mês de abril em Toledo e região. Depois de muito tempo a 20ª Regional de Saúde de Toledo tem três leitos de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 disponíveis e nenhuma pessoa na fila de espera por uma vaga. Sete pacientes ainda esperam por leitos de enfermaria.

A 20ª Regional de Saúde de Toledo conta com 62 leitos de UTI Covid-19. Eles estão divididos entre o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, que conta com 28 vagas, sendo que 27 estão ocupadas. O hospital Bom Jesus, em Toledo, que possui 24 leitos, dos quais 22 estão indisponíveis e o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, que tem 10 leitos, todos ocupados.

No momento a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 95,16%, o que segue sendo um valor muito alto e preocupante, mas o que já é um alento depois de um mês de março, com 100% de ocupação em praticamente todos os dias, além dos muitos pacientes que aguardavam nas filas de espera.

O mês de março foi responsável por dois índices negativos relacionados à pandemia no município de Toledo. O primeiro deles foi o recorde de óbitos causados pela enfermidade, foram 74 no total, o que representou pelo menos um terço de todas as mortes de toda a pandemia no município de Toledo. Outro recorde foi o número de novos casos que também foi o maior do período, totalizando 3.250 novas contaminações.

No entanto, aos poucos esses índices têm melhorado durante o mês de abril. O médico e diretor geral da Secretaria de Saúde do município de Toledo, Fernando Pedrotti, reforçou em entrevista recente que o número de novos casos diminuiu nos últimos dias e isso refletiu em uma melhora, ainda que pequena, de vários itens.

“Nós tivemos a redução de novos casos nos últimos dias. Isso representa algo muito maior, pois também impactou em vários outros dados, como os casos ativos, pacientes graves, lotação das enfermarias e UTIs e também reduziu os óbitos. Mesmo assim temos que lembrar que os cuidados devem ser contínuos”, ponderou o médico.

No início da última semana a cidade de Toledo saiu da bandeira roxa, que representa risco muito alto de contágio pelo Coronavírus e voltou para a bandeira vermelha, que representa risco alto. Esse fator também representou um alento e demonstrou que a situação pode estar melhorando aos poucos.

 

Macrorregião Oeste

Na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Pato Branco a situação segue estabilizada no que diz respeito aos índices de ocupação de leitos de UTI.

No momento a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 é de 92,70%, essa taxa esteve próxima dos 100% há poucos dias. Já a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria está em 50,10% e mantém a estabilidade observada em dias anteriores.

Apesar de certa melhora, a quantidade de pessoas que aguardam por leitos hospitalares chegou a 42 pacientes, sendo que 22 esperam por vagas de UTI e 20 aguardam por leitos de enfermaria.

 

Fonte: Toledo News