Rádio Difusora do Paraná

Covid-19: UTIs lotadas e 16 pessoas aguardando por leitos na 20ª Regional de Saúde de Toledo

A situação da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), continua muito complicada em Toledo e região. Na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo os leitos de Terapia Intensiva (UTI), destinados exclusivamente aos pacientes Covid-19 estão lotados e 16 pessoas ainda aguardam por um leito.

A 20ª Regional de Saúde conta com 28 leitos no Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, todos ocupados e com 24 leitos no Hospital Bom Jesus, também todos indisponíveis. No total são 52 leitos divididos entre os dois hospitais. Essas unidades atendem via Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro fator de enorme preocupação são as pessoas que aguardam por um leito. Na 20ª Regional de Saúde são 16 pessoas que esperam por uma vaga de UTI, enquanto outros 24 cidadãos da região também estão na fila por leitos de enfermaria.

O chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, esclarece que os pacientes em situação mais grave têm prioridade na busca por um leito. “Alguns desses pacientes já estão utilizando respiradores e nesses casos, assim como em outras situações graves passam a ter prioridade na busca por um leito de UTI. É importante ressaltar que a Central de Leitos está recebendo todas as informações necessárias dos hospitais para o devido encaminhamento dos pacientes a UTI”, explicou.

Alberi ainda informou que esses dados podem sofrer alterações rapidamente. “Também é interessante que todos fiquem cientes que essas situações de ocupação e de pacientes que aguardam por leitos podem mudar de uma hora para outra. É algo que evolui muito rapidamente, mas nós da área de saúde estamos trabalhando para que a nossa população seja atendida da melhor forma”, relatou Locatelli.

 

Macrorregião oeste

Situação complicadíssima também na macrorregião oeste composta pelas regionais de saúde de Toledo, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco. A macrorregião possui 237 leitos de UTI Covid-19, sendo que 232 estão ocupados, totalizando uma ocupação de 97,89%.

Outro índice que causa preocupação é a alta ocupação dos leitos de enfermaria na macrorregião que conta com um total de 263 leitos, dos quais apenas 47 estão disponíveis, o que representa uma ocupação total de 84,84%. Em toda a macrorregião 160 pessoas aguardam por um leito hospitalar via SUS.

Fonte: Toledo News