CRAS de Marechal Cândido Rondon completa 13 anos

Trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social

 

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Marechal Cândido Rondon completa nesta terça-feira, dia 10, 13 anos de atuação no município, atendendo com diversos serviços à população em situação de vulnerabilidade.

O CRAS é a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. O centro tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que é composto por uma equipe de assistente social e psicólogo, que ofertam ações socioassistenciais por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social.

Assim, são realizados atendimentos particularizados ou em grupo, os quais visam fortalecer a família no cumprimento de seu papel protetivo e na superação das situações de vulnerabilidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Além dos trabalhos em grupo, as famílias atendidas podem acessar diversos benefícios, como auxílio alimentação, kit verde, carteirinha do autista, passe livre, entre outros.

O CRAS também oferta atendimento para inclusão ou atualização do Cadastro Único, que é o cadastro utilizado pelo governo para a oferta de benefícios.

O Cadastro Único contempla os programas Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica, isenção de taxas de concurso público, programa do leite das crianças, carteira do idoso, identidade jovem, benefício de contribuição ao INSS com valor reduzido de 5% do salário mínimo e benefício de prestação continuada para idosos e pessoas com deficiência.

O CRAS é coordenado pela Secretaria de Assistência Social da prefeitura rondonense. Conforme a secretária da pasta, Josiane Laborde Rauber, diariamente são realizados inúmeros atendimentos no centro, que está localizado na rua Espírito Santo, ao lado da Copel. “O CRAS desenvolve um importante trabalho no município. Uma equipe altamente qualificada, profissional e atenciosa atua diariamente no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. São 13 anos de atividades. Parabéns a todos que estão envolvidos nas atividades junto ao centro”, destacou Josiane.

 

Fonte: Assessoria