Rádio Difusora do Paraná

CRAS promove atividades atendendo grupos em bairros e em Porto Mendes

Trata-se de uma ação socioeducativa da Secretaria de Assistência Social que visa promover aprendizagem de convívio social

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Marechal Rondon, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza importante trabalho no município, especialmente no atendimento às pessoas que vivenciam situações de vulnerabilidade social.

Muitas atividades são realizadas em grupos. Conforme Fernanda Luana Schmitt, coordenadora do CRAS, no mês de setembro teve início um novo projeto, executado pelas equipes técnicas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), em ações descentralizadas atendendo grupos acompanhados pelo CRAS, em bairros e no distrito. São dois encontros mensais, até o mês de dezembro, quando acontecerão os encerramentos. Nesta etapa estão sendo atendidos grupos no distrito de Porto Mendes, nos bairros São Francisco, Sol Nascente, Higienópolis/Augusto, Recanto Feliz/Botafogo e Alvorada, e grupos de famílias do Centro de Apoio à Família (CAF).

“As atividades em grupo permitem atender um número maior de famílias ou indivíduos, além de promover a interação entre diferentes pontos de vista. O trabalho também contribui para a circulação da informação, escuta e reflexão sobre situações que podem apresentar similaridade entre os seus participantes, criação e fortalecimento de redes de solidariedade e acolhida, mobilização da comunidade para um determinado objetivo comum e desenvolvimento de potencialidades”, explicou Fernanda.

A coordenadora do CRAS lembrou, ainda, que no decorrer dos encontros surgem oportunidades para o desenvolvimento da autoestima, de autonomia, protagonismo, criatividade, capacidade de análise e resiliência. “As ações socioeducativas no âmbito da assistência social promovem aprendizagens de convívio social. As temáticas são desenvolvidas através de atividades, lazer, lúdicas, culturais, esportivas e educativas, palestras (saúde, educação, previdência social), histórias de vida, atividades esportivas e cursos de culinária. O trabalho tem surtido efeitos muito positivos”, salientou Fernanda.

 

 

Fonte: Assessoria