Conectado com

Agricultura

CREA inicia vistoria em propriedades rurais dos municípios da região

O Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – iniciou um pente-fino a profissionais agrônomos e propriedades rurais por toda a área de cobertura em 52 municípios da região Oeste.

Até dezembro deverão ser fiscalizadas cerca de mil propriedades rurais.

Segundo o gerente regional do Crea-PR, Geraldo Canci, o foco está na inspeção do profissional agrônomo: saber se a propriedade é acompanhada por um deles, se ele está devidamente credenciado ao órgão e como está sua conduta profissional com base na orientação técnica e nos receituários agronômicos.

Neste primeiro momento, a fiscalização é feita de forma interna: o Crea está cruzando informações com outros órgãos, como o Sistema de Monitoramento do Comércio e Uso de Agrotóxicos no Paraná, para analisar a quantidade de receitas agronômicas e o volume de defensivos receitados, com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, para checar as áreas cultivadas.

Após esse processo, será a hora de ir a campo, sobretudo em pontos onde houver a evidência de problemas.

O trabalho já vem sendo desenvolvido há alguns anos, mas agora a vistoria será ainda mais intensificada.

No ano passado, nas quase 600 propriedades vistoriadas na regional, foi encontrado algum tipo de irregularidade em 92% delas.

Segundo Canci, não foram problemas muito graves e que se sanaram com as orientações feitas pelo Conselho.

Conforme o fiscal Joacir Basso, do Crea, de forma mais generalizada as irregularidades ficam menos nocivas ano após ano e há algum tempo não é necessária a aplicação de multa.

Durante a visita técnica a uma propriedade em Cascavel, às margens da BR-467, os profissionais também avaliaram o desenvolvimento das lavouras.

Segundo o agrônomo Enio Antônio Walcker, que é membro da comissão de Inspeção do Crea, o que se vê é um cenário quase desesperador para o produtor rural devido à falta de chuva.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Sperafico agradece votos e reassume compromisso com o agronegócio

Foto: Reprodução Instagram @dilceusperafico

Com as eleições do legislativo finalizadas no último domingo, a bancada ruralista prevê renovação dos seus representantes pelos próximos quatro anos.

Atualmente, a Frente Parlamentar da Agropecuária conta com 280 congressistas, 200 deles disputaram a reeleição e 133 saíram vitoriosos, sendo 126 deputados federais e 7 senadores.

Entre os deputados reeleitos está o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza, e como novidade aparece o retorno como deputado do empresário e agropecuarista Dilceu Sperafico, sócio-proprietário da Rádio Difusora do Paraná….

Continue Lendo

Agricultura

Presidente da FAEP avalia reeleição do governador Ratinho Jr.

Os partidos que apoiaram a reeleição do governador Ratinho Júnior elegeram 40 dos 54 deputados estaduais da Assembleia Legislativa, ou 74% do total de cadeiras da Casa.

O partido dele – o PSD – terá a maior bancada, com 15 parlamentares, um a menos do que a atual legislatura.

Ao todo, onze partidos apoiaram a reeleição do atual governador: PSD, Republicanos, MDB, Solidariedade, PL, União Brasil, PMB, PP, AGIR, PROS e PTB.

A apuração de 100% das urnas no Paraná indica que o governador Ratinho Junior saiu vitorioso em 378 dos 399 municípios.

O número equivale a 94,7% das localidades paranaenses e demonstra a alta aprovação do atual governo pela população de todas as regiões do Estado.

Quem avalia o resultado na eleição no Estado é o presidente da Federação da Agricultura do Paraná, Ágide Meneguette…

 

Continue Lendo

Agricultura

Reeleito, presidente da Frente Paramentar da Agropecuária destaca prioridades

Foto: Câmara dos Deputados

Com as eleições do legislativo finalizadas no último domingo, a bancada ruralista prevê renovação dos seus representantes pelos próximos quatro anos.

Atualmente, a Frente Parlamentar da Agropecuária conta com 280 congressistas, 200 deles disputaram a reeleição e 133 saíram vitoriosos, sendo 126 deputados federais e 7 senadores.

Entre os deputados reeleitos está o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Sérgio Souza, e como novidade aparece o retorno como deputado do empresário e agropecuarista Dilceu Sperafico.

De acordo com o presidente Sérgio Souza, uma prioridade para o futuro é a aprovação dos projetos de lei que estão aguardando votação no Congresso Nacional.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.