Rádio Difusora do Paraná

Criação de tilápias no lago ainda não venceu a burocracia

No roteiro que cumpriu nesta semana em municípios da região, o secretário nacional de Aquicultura e Pesca. Jorge Seif Junior  se reuniu com produtores, industriais e  autoridades regionais.

Em todos os  encontros esteve  em pauta a importância de ampliar a piscicultura dentro de um planejamento do Governo Federal, para o Brasil ampliar sua presença no mercado internacional.

O Secretário Seif Junior veio em busca de informações sobre o modelo de criação de tilápias e saber dos produtores o que precisa ser feito para  incentivar a produção e viabilizar novos empreendimentos.

Principal responsável pela cadeia da piscicultura nacional, o Paraná responde atualmente pela produção de cerca de 170 mil toneladas de pescados ao ano.

O ótimo desempenho paranaense em âmbito nacional foi apresentado ao  secretário nacional de Aquicultura e Pesca.

Estes números puderam ser observados no levantamento de dados do Projeto Campo Futuro, iniciativa da Confederação Nacional de Agricultura.

Entre as prioridades apresentadas, estão a energia elétrica e a alimentação dos animais, que somam os maiores custos para a piscicultura.

O pedido inclui a prorrogação do desconto concedido à tarifa de energia utilizada em atividades de irrigação e aquicultura, previsto pela Resolução Normativa 800/2017 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e ampliação do desconto para a avicultura – atividade que também tem a energia elétrica como principal insumo.

Outro questionamento feito, foi em relação a criação de tilápias no Lago de Itaipu, uma polêmica que se arrasta ao longo dos anos sem uma definição.

A respeito disso o Secretário Jorge Seif Jr comentou….

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2021/08/FAN-REGIS-2.mp3?_=1