Geral
Critérios de funcionamento e ingresso no Castrapet são repassados pela Secretaria de Saúde
Serão disponibilizadas 109 castrações, sendo 54 em caninos e 55 em felinos mistos
Publicado em:
A Secretaria de Saúde de Pato Bragado promoveu na noite de ontem (05), no centro cultural Arte e Encanto, reunião com as famílias inscritas no Programa Auxílio Brasil, ou com renda igual ou inferior a quatro salários mínimos para definição de como irão ocorrer as ações de castração do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná).
Na reunião que contou com a presença do vice-prefeito, John Nodari e a secretária de Saúde, Neili Koch foram repassadas as informações sobre o processo de seleção dos animais, procedimentos pré e pós cirúrgicos, questionamentos em geral, documentação necessária para o cadastramento e entrega das fichas para o cadastro, o que deve ocorrer até 11 de outubro.
Cada família terá o direito de castrar um animal. Será criado um grupo no WhatsApp com os tutores selecionados, onde serão explanados assuntos referentes aos processos de esterilização e microchipagem, bem como o esclarecimento de dúvidas.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Aline Kammer Maldaner, uma equipe designada pela Secretaria de Saúde realizará a seleção dos tutores, respeitando a ordem de inscrição e no dia 17 de outubro os candidatos selecionados serão comunicados para o dia do agendamento da cirurgia do seu animal.
Aline conta que serão disponibilizadas 109 castrações, sendo 54 em caninos e 55 em felinos mistos, com posterior implante de microchips de identificação. Os procedimentos serão realizados no
dia 09 de novembro de 2022 em unidade móvel de esterilização que ficará na rua coberta.
Para ingressar no benefício, a administração municipal fez solicitação à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio do deputado estadual, Ademir Bier, e promoveu a capacitação de dois servidores do município, que estão aptos a colaborar em todos os passos até a esterilização.
Geral
Após receber sinal que poderia atravessar a via, Cruze é atingido por Saveiro no Trevo de Maripá
Publicado em:
Um acidente de trânsito foi registrado no trevo de Maripá na manhã desta quarta-feira (13), envolvendo um veículo Chevrolet Cruze, com placas de Curitiba, e uma Volkswagen Saveiro, de Toledo.
O Cruze trafegava no sentido Nova Santa Rosa-Maripá quando, ao cruzar a rodovia PR-182, foi atingido na lateral pela Saveiro, que trafegava no sentido Toledo-Palotina.
“AMIGO DA ONÇA”
Devido às obras na rodovia, formou-se um engarrafamento no local. Segundo o condutor do Cruze, ele aguardava para cruzar a via quando recebeu um sinal de um motorista que estava na fila, indicando que poderia atravessar. No entanto, ao fazer a travessia, foi atingido pela Saveiro.
Apesar dos danos materiais, os motoristas não se feriram. Apenas um passageiro do Cruze sofreu um leve ferimento na cabeça, mas não necessitou de atendimento médico.
Com informações e fotos A Gazeta Web
Geral
Marechal Rondon agora tem grupo de trabalho às pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Publicado em:
No dia 30 de novembro será realizado o Dia D da pessoa com autismo
Uma parceria entre a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, o campus local da Unioeste e os pais ou responsáveis por pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), resultou na estruturação do GTEA-MCR (Grupo de Trabalho Voltado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista).
Profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer e de Cultura trabalham de forma integrada para promover ações coordenadas, além de construir uma rede de apoio voltada ao público.
Uma das primeiras ações do GTEA-MCR será o “Dia D da Pessoa com Autismo”, que acontecerá no dia 30 de novembro (sábado), das 14h às 17h, no salão do CTG e no restaurante alemão, no parque de exposições.
Na oportunidade, será promovido um cadastramento das pessoas com autismo, que visa reunir dados essenciais para orientar a implementação de políticas públicas voltadas para o TEA. Os resultados desse cadastramento permitirão a indicação de medidas que promovam o amparo assistencial e a criação de novos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, tecnologias de suporte, qualificação profissional, recursos adicionais e outras iniciativas fundamentais.
No “Dia D da Pessoa com Autismo”, além do cadastramento, ocorrerão uma tarde de atividades recreativas para as crianças com TEA e atividades voltadas para os pais e responsáveis. Trata-se de uma oportunidade para que as famílias se informem, participem de uma tarde agradável e se conectem com a comunidade.
Para realizar o cadastramento, os pais ou responsáveis deverão apresentar documentos pessoais, inclusive da pessoa com TEA e o laudo de TEA de um ou mais especialistas: pediatra, neurologista, psiquiatra, neuropsicólogo e neuropediatra. Não é preciso realizar inscrição ao evento, bastando apenas se dirigir ao local da ação.
Fonte: Assessoria
Geral
Abertas as inscrições ao workshop sobre emissão da nota fiscal eletrônica do produtor rural
Publicado em:
Esclarecer os produtores rurais e os profissionais da contabilidade a respeito da emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e). Este é o objetivo com o workshop agendado para o próximo dia 19 (terça-feira), das 14h às 17h, no auditório da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon).
As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas pelo endereço https://docs.google.com/…/1FAIpQLScmGxlvQvkNw7…/viewform. As orientações serão prestadas por Everton Bottoni, profissional de TI (tecnologia da informação) e Lauro Yokoyama, inspetor regional de fiscalização.
O workshop é organizado pelo Núcleo de Contabilidade da Acimacar, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unioeste, Sindicato Rural, e pela prefeitura rondonense, através das secretarias municipais de Fazenda e de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável. As empresas participantes: são a Agrícola Horizonte e a Copagril.
A emissão da NFP-e passa a ser obrigatória a partir de 02 de janeiro de 2025. Os produtores que ainda não aderiram à NFP-e devem fazê-lo o quanto antes.
Fonte: Assessoria