Rádio Difusora do Paraná

Critérios de funcionamento e ingresso no Castrapet são repassados pela Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Pato Bragado promoveu na noite de ontem (05), no centro cultural Arte e Encanto, reunião com as famílias inscritas no Programa Auxílio Brasil, ou com renda igual ou inferior a quatro salários mínimos para definição de como irão ocorrer as ações de castração do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná).

Na reunião que contou com a presença do vice-prefeito, John Nodari e a secretária de Saúde, Neili Koch foram repassadas as informações sobre o processo de seleção dos animais, procedimentos pré e pós cirúrgicos, questionamentos em geral, documentação necessária para o cadastramento e entrega das fichas para o cadastro, o que deve ocorrer até 11 de outubro.

Cada família terá o direito de castrar um animal. Será criado um grupo no WhatsApp com os tutores selecionados, onde serão explanados assuntos referentes aos processos de esterilização e microchipagem, bem como o esclarecimento de dúvidas.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Aline Kammer Maldaner, uma equipe designada pela Secretaria de Saúde realizará a seleção dos tutores, respeitando a ordem de inscrição e no dia 17 de outubro os candidatos selecionados serão comunicados para o dia do agendamento da cirurgia do seu animal.

Aline conta que serão disponibilizadas 109 castrações, sendo 54 em caninos e 55 em felinos mistos, com posterior implante de microchips de identificação. Os procedimentos serão realizados no

dia 09 de novembro de 2022 em unidade móvel de esterilização que ficará na rua coberta.

Para ingressar no benefício, a administração municipal fez solicitação à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio do deputado estadual, Ademir Bier, e promoveu a capacitação de dois servidores do município, que estão aptos a colaborar em todos os passos até a esterilização.