Centros de Tradição Gaúcha de várias regiões do Paraná estão realizando hoje atividades especial para comemorar o “Dia do Gaúcho”.
A Revolução Farroupilha, também conhecida como o “Dia do Gaúcho”, é celebrado anualmente no dia 20 de setembro.
O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou a história deste estado como o “Decênio Heroico”.
A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil.
Durou aproximadamente 10 anos e recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam.
A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.
O Dia do Gaúcho está incluído dentro da Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho são organizadas festas nos Centros de Tradição Gaúcha que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais.
Sobre as atividades desenvolvidas pelo CTG Tertúlia do Paraná, em Marechal Cândido Rondon, o patrão Ricardo Luft, destaca…