Rádio Difusora do Paraná

Dados apontam redução de 47% no número de acidentes em Marechal Cândido Rondon

Aconteceu ontem mais uma reunião do Coetran – Conselho Executivo de Trânsito – de Marechal Cândido Rondon.

O encontro foi realizado no auditório da prefeitura e presidido pelo secretário de Mobilidade Urbana, Coronel Welyngton Alves da Rosa.

Na oportunidade foram apresentados os serviços executados, resultantes dos deferimentos da última reunião, como a instalação de novas rotatórias em ruas e avenidas do centro da cidade.

Outro assunto foi à discussão para a construção de novas rotatórias, cujos pedidos são oriundos de solicitações de vereadores.

Na ocasião foram aprovadas a construção de mais duas rotatórias, uma na rua Santa Catarina com a rua Almir Dalla Vecchia e a outra na rua Independência com a rua Goiás, próximo a Rodoviária.

Os membros do Coetran também aprovaram a proibição do trânsito de caminhões de carga na rua Mato Grosso.

A via agora será sinalizada e havendo desrespeito a medida, a Polícia Militar poderá penalizar os motoristas com multa.

A diretora da secretaria de Mobilidade Urbana, Adriane Kappes Vorpagel, também explanou sobre os abusos e vandalismos registrados no trânsito em Marechal Cândido Rondon.

Outro problema apresentado foram as diversas situações, especialmente de motos e carros estacionados em locais proibidos.

O Sargento Garcia, da Polícia Militar, informou que a motocicleta não pode ser estacionada em local de veículos, porém, ele lembrou que a multa só pode ser destacada quando há sinalização na rua, demonstrando o devido local de estacionamento do veículo de duas rodas.

Após as deliberações e votações, foram apresentados os números referentes ao trânsito no município de Mal Rondon.

Dados apontam que houve redução em 47% no número de acidentes, com a instalação de rotatórias, novas sinalizações, campanhas de conscientização e palestras.

Outro número muito positivo é quanto ao registro de mortes: em 2015 e 2016, 9 pessoas foram a óbitos devido a acidentes no trânsito na área urbana.

Já de 2017 a 2019, aconteceu apenas uma morte.

O Coetran é formado por 14 entidades do município, entre eles Polícia Civil, Policia Rodoviária Estadual, Câmara de Vereadores, OAB, Corpo de Bombeiros, Associação Comercial e Empresarial, membros de secretarias municipais e demais entidades organizadas.

O secretário de Mobilidade Urbana, Coronel Welyngton Alves da Rosa, enalteceu que nenhuma alteração no trânsito é feita sem a aprovação do conselho.

“O Coetran é quem dá o respaldo para a secretaria executar as intervenções. É uma entidade que representa a sociedade organizada. Todos conhecem sobre o trânsito e trazem informações úteis que serão transformadas em melhorias para o dia a dia dos motoristas. A administração Marcio e Ila tem uma preocupação grande com relação ao trânsito, por isso várias mudanças estão sendo realizadas. Os reflexos disso são bastante positivos e os números comprovam isso. O índice de óbitos dentro do perímetro urbano era muito grande. Houve uma diminuição grande desde o início de 2017, até hoje. Queremos zerar esta estatística. Todos os trabalhos estão voltados a evitar acidentes e preservar vidas humanas”, apontou o secretário.

Coronel Welyngton também lembrou que nos últimos três anos mais de 200 vagas de estacionamento foram criadas em ruas do centro, o que melhora, em muito, para os motoristas.