Rádio Difusora do Paraná

Debates sobre novo modelo de pedágio no Paraná estão paralisados

Promessa é que audiências publicas ocorram no começo do ano

 

Faltando praticamente um ano para o fim dos atuais contratos de pedágio do Anel de Integração, em 27 de novembro de 2021, as audiências públicas para discussão sobre as novas concessões de rodovias ainda não foram realizadas.

As contribuições das audiências públicas são consideradas fundamentais para os ajustes no edital de licitação, que atualmente está sendo elaborado pelo governo federal, através da EPL, Empresa de Planejamento e Logística.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, informou que a previsão é que as audiências públicas iniciem em janeiro de 2021.

Segundo ele, na semana passada o ministro da  Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas] conversou com o governador  Ratinho Junior, e disse que  a previsão é de que as audiências comecem início do ano acrescentando que o  atraso ocorreu por conta da pandemia.

O governo federal ainda não informou se as audiências públicas serão realizadas de forma remota, por meio da internet, ou de forma presencial.

Também não se sabe se haverá uma audiência pública para cada lote de rodovias, já que até oito lotes de estradas devem ser leiloados , o equivalente a 3.800 quilômetros, mais do que o desenho original do Anel de Integração.

A expectativa era de que o modelo das novas concessões se tornasse público ainda em meados deste ano de 2020, com realização de audiências públicas na sequência, no final do segundo semestre.

Até agora porém circula apenas uma versão de modelagem ainda incompleta, e que foi apresentada pela EPL apenas para autoridades do governo do Paraná e ao G7, o grupo de entidades empresariais do setor produtivo.