Conectado com

Geral

Dengue recua em Pato Bragado, mas medidas preventivas devem ser mantidas

Apenas o frio não elimina a circulação do mosquito

O mês de maio apresentou uma redução significativa dos casos de dengue em Pato Bragado, proporcionando um certo alívio à Secretaria Municipal de Saúde, já que nos primeiros cinco meses do ano, foram registrados 355 casos positivos.

Os boletins mensais da Secretaria de Saúde apontaram um crescimento contínuo dos casos.

Em janeiro foram 12, fevereiro o número já chegou a 88, em março foram registrados 128 casos e abril outros 117.

O município vivia a situação de uma epidemia da doença.

A circulação autóctone do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti causou o aumento do número de hospitalizações e situações graves, considerando ainda que as pessoas com a doença, apresentam imunidade baixa e são mais suscetíveis a contrair o coronavírus.

Em maio apenas 10 novos casos foram registrados, no entanto, a preocupação em relação à doença continua e de forma acentuada, conforme o agente de endemias, Walmir Ortiz.

Ele explica que com a realização dos três ciclos do fumacê, por todas as ruas, emitindo baixas doses de um inseticida novo, aliado ao trabalho diário de busca ativa, realizada por cinco agentes nas residências, sendo duas contratadas de forma emergencial, foi possível eliminar a maior parte dos mosquitos.

Ortiz conta que o frio não elimina, apenas diminui a circulação do mosquito e se a população não ajudar a acabar com os criadouros, os ovos depositados e intactos até mesmo por meses, vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito da dengue.

Considera ainda que no inverno ocorre a redução da circulação viral, mas as pessoas não devem descuidar, pois é neste momento que é preciso redobrar a atenção quanto às medidas preventivas contra a doença, em calhas, cisternas que devem ser vedadas na entrada e saída e todos os pontos que possam acumular água.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Jovem de 20 anos morre após ser arrastada por cavalo

Foto: Oeste Agora

A menina e uma amiga passeavam a cavalo por uma estrada rural

Essa tragédia aconteceu nesta sexta-feira, 19 de abril, quando Júlia Andryeli Nunes Lima, de 20 anos, sofreu um acidente enquanto passeava com a sua égua, Zara, na área rural de Dom Armando, Missal, na companhia de uma amiga, que montava outro cavalo.

Segundo relatos de testemunhas, Zara teria se assustado e disparou. Júlia teria ficado presa pelo pé no estribo e arrastada por mais de um quilômetro pela estrada de terra. Apesar da rápida resposta do SAMU, Júlia foi declarada morta no local.

A amiga que a acompanhava entrou em estado de choque e precisou ser internada no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Missal. A Polícia Militar isolou o local do acidente até a chegada da equipe de perícia e remoção da Polícia Científica.

Júlia, morava em Sub Sede, Santa Helena e deixa para trás uma filha de dois anos, e sua memória será lembrada por todos que a conheceram e pelo carinho especial que tinha com a égua Zara, que fazia questão de compartilhar nas redes sociais.

 

Fonte:  Oeste Agora.

 

Continue Lendo

Geral

Igreja Congregacional do Brasil realiza Bazar dos Trocados amanha

A Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB), de Marechal Cândido Rondon realizará neste sábado, a 12° edição do Bazar dos Trocados, das 9 as 13 horas, na sede da igreja.

Serão comercializados roupas (masculino, feminino e infantil), calçados e utilidades doméstica com valor simbólicos, conforme destaca o vice-presidente de eventos da Igreja Congregacional do Brasil, Vanderlei Britzke…

 

Continue Lendo

Geral

Comunidade Show domingo no Primavera terá o projeto Brincando no Bairro

Neste domingo, inicia o roteiro do maior programa dos bairros e distritos de Marechal Rondon, o “Comunidade Show”.

O primeiro evento será no Jardim Primavera, tendo por local a Associação de Moradores, onde serão ofertados serviços gratuitos no horário das 9 da manha ao meio-dia, com o sorteio de muitos prêmios.

Para participar, basta estar no evento, preencher cupom e torcer.

Outro atrativo do “Comunidade Show” para domingo agora no Primavera, será a presença do projeto Brincando no Bairro, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Diversos brinquedos serão disponibilizados para a criançada no horário das 9 às 12, e das 14 as 19 horas, todos gratuitos, conforme comenta o secretario rondonense de esportes, Diogo Schneider, o Bolha…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.