Dengue tem aumento de casos em praticamente todo o Paraná

No boletim da dengue divulgado ontem a tarde a Secretaria de Estado da Saúde contabiliza 157.418 casos confirmados no Paraná e 122 óbitos provocados pela doença.

Entre Rios do Oeste entra na lista da Secretaria de Estado

Agora a epidemia atinge 223 cidades, ou seja, 55,8% dos municípios paranaenses, os quais apresentam, proporcionalmente, incidência maior que 300 casos autóctones por 100 mil habitantes.

Da semana anterior para esta, o número de casos confirmados aumentou 10,78%, com 15.320 novos registros.

A atualização semanal também confirma 11 mortes por dengue que estavam em investigação.

O secretário de Estado da Saúde Beto Preto enfatiza à população a necessidade de manter um efetivo combate à dengue, mesmo neste período de enfrentamento da Covid-19.

Em nota distribuída ontem a tarde ele diz que os dados são preocupantes e o Governo do Estado mantém o alerta e a vigilância, apoiando as ações de combate e controle da dengue em todas as regiões e municípios.

Beto Preto disse ser fundamental o apoio da população no sentido de não esquecer dos cuidados básicos, mesmo neste período de enfrentamento ao coronavírus.

Além de Paranaguá outros seis municípios atingiram o patamar de epidemia nesta semana: Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Campina da Lagoa, Kaloré, Sertanópolis e Leópolis.

Em situação de alerta são 24 municípios, dentre eles : Foz do Jordão, Ibaiti, Ibema e Entre Rios do Oeste que passaram para o estágio nesta semana epidemiológica.

A situação de alerta indica que as cidades apresentam, proporcionalmente, a incidência de mais de 100 casos autóctones confirmados por 100 mil habitantes.

Segundo o boletim de ontem, 70 municípios registram casos de dengue grave.

Das 11 mortes confirmadas nesta semana, três são em Londrina; dois óbitos em Medianeira; e os demais em Foz do Iguaçu, Cianorte, Maringá , Alvorada do Sul , Florestópolis, um óbito em Quatro Pontes, uma mulher de 85 anos, com diabetes.