Rádio Difusora do Paraná

Denúncia: armazenadas de forma incorreta, cerca de 300 doses da Pfizer teriam sido ‘desperdiçadas’ em Cascavel

A redação do site CGNrecebeu uma denúncia nesta terça-feira (29) de uma pessoa que preferiu não ser identificada mas que informa sobre um “desperdício” de vacinas contra a Covid-19 que teria ocorrido por um “descuido” de uma técnica de enfermagem de Cascavel.

No áudio encaminhado pela pessoa denunciante, ela explica que os imunizantes chegaram até a 10ª Regional de Saúde na última sexta-feira (25) e que uma parte teria sido encaminhada para a Secretaria de Saúde, para o PMI (Programa Municipal de Imunização), que cuida da vacinação.

Uma técnica de enfermagem que teria recebido as doses acabou cometendo um erro, deixando aproximadamente 300 doses da Pfizer em uma caixa em local inadequado, sem verificação de temperatura, entre sexta-feira e segunda-feira (28). Uma segunda técnica de enfermagem é quem teria encontrado as doses que ficaram inutilizáveis, conforme afirma a pessoa denunciante.

Essas doses não teriam sido armazenadas em temperatura adequada e por conta disso a população de Cascavel acabou perdendo essa quantidade expressiva de imunizantes contra o Coronavírus.

A pessoa denunciante questiona sobre quais providências serão tomadas por conta desta perda. No áudio ela também diz acreditar que alguma justificativa será utilizada nos sistemas do município para explicar a inutilização desta quantidade de doses, mas sem que a população saiba dos reais motivos pela baixa.

A reportagem da CGN encaminhará questionamentos ao município quanto ao caso.

Na noite desta terça-feira (29), um novo lote da Pfizer chegou ao Brasil, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), porém ainda não há data confirmada para que uma quantidade destes imunizantes seja destinada ao Paraná e posteriormente a Cascavel.

Fonte: CGN