Deputada mais jovem do Paraná visita Marechal Rondon e repudia violência contra mulheres

A deputada estadual mais jovem da história da política paranaense, Ana Julia Ribeiro, visitou nesta quinta-feira Marechal Cândido Rondon e manifestou sua preocupação com os casos de violência contra a mulher.  

A violência contra mulheres constitui-se em uma das principais formas de violação dos seus direitos humanos, atingindo-as em seus direitos à vida, à saúde e à integridade física: ela é estruturante da desigualdade de gênero.

É apontado como violência contra a mulher “qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado”.

Além das violações aos direitos das mulheres e a sua integridade física e psicológica, a violência impacta também no desenvolvimento social e econômico de um país.

Um dos principais tipos de violência empregados contra a mulher ocorre dentro do lar, sendo esta praticada por pessoas próximas à sua convivência, como maridos ou companheiros.

Onde deveria existir uma relação de afeto e respeito, existe uma relação de violência, que muitas vezes é invisibilizada por estar atrelada a papéis que são culturalmente atribuídos para homens e mulheres.

Nesta quinta-feira, a cidade de Marechal Cândido Rondon recebeu a visita da mais jovem deputada estadual da história da política paranaense, Ana Júlia Ribeiro, de 23 anos, a qual é filiada ao PT.

Depois de ter se reunido com militantes do partido, ouvir demandas do município e debater o processo eleitoral, ela concedeu entrevista à nossa reportagem e falou sobre a violência contra a mulher….