Conectado com

Geral

Deputado Hussein Bakri revela motivos da paralisação das obras do Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon

O líder do Governo na Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Hussein Bakri, revela os motivos que resultaram na paralisação das obras do Contorno Oeste, em Marechal Cândido Rondon.

Para atrair o interesse de empresários para fazer investimentos em lojas francas, a costa oeste cobra melhor infraestrutura para suportar aumento do movimento de compristas na região de fronteira.

Guaíra é considerada cidade gêmea e pode ostentar lojas francas, confirmando, assim, a vocação comercial quatro décadas depois de perder as Sete Quedas.

Na semana passada o secretário de Estado de Infraestrutura, Sandro Alex, recebeu uma lista de cobranças, inclusive obras com projetos há mais de sete anos e que terão de ser atualizados.

As rodovias representam a maior reivindicação, a começar pelo contorno entre a BR-163 e a BR-272: sem essa obra, todo trânsito passa pelo Centro de Guaíra, causando grande transtorno aos moradores, com congestionamentos e deterioração do pavimento urbano.

Ao Estado caberia o repasse de verbas para pavimentação de vias importantes, como a Oswaldo Cruz e a Almirante Tamandaré, usadas para o acesso ao Mato Grosso do Sul com destino ao Paraguai.

Trechos emergenciais também entraram nas cobranças de municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, como Guaíra-Entre Rios e Medianeira-Missal, além de trevos em Pato Bragado, Missal, Itaipulândia, Mercedes e Entre Rios do Oeste.

Outro investimento importante está atrelado ao Aeroporto de Guaíra, com três voos semanais, que precisariam ser diários.

A reivindicação inclui a retomada da construção do Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon: em um ano, apenas 6% foram executados.

O percurso de seis quilômetros, quando concluído, desviará o trânsito de caminhões e carretas com grãos, cargas vivas e outros produtos que há anos cortam a Avenida Rio Grande do Sul e outras ruas da sede municipal de Marechal Cândido Rondon, ligando a BR-163 à PR-467.

Depois de participar da reunião realizada em Guaira com o secretário Sandro Alex, o líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado estadual Husein Bakri, revela os motivos da paralisação das obras do Contorno Oeste em Marechal Cândido Rondon…

 

Neste ano, rochas impedem a empreiteira de atingir a profundidade necessária para a obra da trincheira. A solução é detonar as rochas, contudo, para isso, o governo precisará fazer um aditivo no contrato, que resultará em uma demora maior.

Além de anos sem receber investimentos do Estado, a região enfrenta ainda as falhas da União, como a própria Ponte Airton Senna, que teve a ação furtada quatro vezes e hoje está no escuro.

A pavimentação não recebeu obras regulares e hoje tem buracos.

 

 

Fotos: Vítor André Palinski dos Santos

Geral

Noite de luzes do Colégio Evangélico Martin Luther – Ao vivo

Continue Lendo

Geral

Natal Feliz Rondotec Difusora Domus Sesc reúne milhares de pessoas em Marechal Cândido Rondon

Continue Lendo

Geral

Empossada nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.