Conectado com

Política

Deputado paulista é o novo presidente nacional do MDB

Divulgação

Com o slogan “Renovação Democrática”, o MDB confirmou ontem durante sua Convenção Nacional, em Brasília, o nome do deputado federal paulista Baleia Rossi para o comando do partido.

A eleição foi prestigiada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do DEM, e pelo comandante do PSDB nacional, deputado federal Bruno Araújo.

O novo presidente emedebista iniciou seu discurso enaltecendo a trajetória do MDB na luta pela liberdade e agradeceu o apoio da família e a confiança da legenda. Trata-se, segundo Baleia Rossi, de uma grande responsabilidade comandar o maior partido do Brasil e ao final, conclamou a força coletiva para reconstrução do Brasil.

Continue Lendo
Publicidade

Política

Prefeito de Entre Rios do Oeste fala da obra de recuperação da rodovia PR 495

 

Continue Lendo

Geral

Janela para trocas partidárias termina neste final de semana

Em 2020 o primeiro turno das eleições acontecerá no primeiro domingo de outubro dia 4 e o segundo turno no último domingo de outubro dia 25, no entanto, diante da pandemia de Coronavírus as dúvidas ficam no ar, será que as eleições serão realizadas?

Para Tito Campos de Paula, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, a ideia principal é manter as eleições normalmente, visto que o calendário eleitoral é determinado pela própria constituição do Brasil.

Entretanto, caso futuramente a situação não estiver normalizada, a Justiça Eleitoral pode adotar outras providências.

Dentre estas providências estaria a decretação de “Estado de Sítio”, qual seja um instrumento burocrático e político em que o presidente da República suspende por um período temporário a atuação dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Com relação ao calendário eleitoral, apesar da pandemia do coronavírus, o advogado rondonense João Bersch releva que até agora não houve qualquer alteração…

Continue Lendo

Geral

Começam as desincompatibilizações em prefeituras da comarca e na região

Calendário eleitoral afunila e pretensos candidatos precisam se definir

A chegada de abril representa o início de uma temporada de decisões para servidores, servidoras, da Administração Pública Direta, Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, inclusive das fundações mantidas pelo poder público, que desejarem concorrer a cargo eletivo nas eleições deste ano.

Todos os interessados devem em prazos variáveis afastar-se do exercício do cargo, com vencimentos e vantagens integrais até o dia seguinte ao da eleição.

Lembrando que, terminado o processo eleitoral, ocorrerá a reassunção do servidor efetivo na própria unidade de lotação

O calendário estabelece também que, de hoje até 30 de julho o Tribunal Superior Eleitoral promoverá, em até 5 minutos diários, contínuos ou não, requisitados às emissoras de rádio e de televisão, propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina, dos jovens e da comunidade negra na política, bem como a esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

A sexta-feira, dia 3 de abril marca o último dia em que se considera justa causa a mudança de partido pelos detentores do cargo de vereador para concorrer a eleição majoritária ou proporcional.

No sábado , 4 de abril, seis meses antes da eleição, todos os partidos políticos que pretendam participar das eleições de 2020 devem ter obtido registro de seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

A data marca também o início do processo de desincompatibilizações, estabelecido pelo calendário eleitoral.

Por conta disso, a semana está sendo movimentada nas prefeituras da microrregião, com algumas decisões já tomadas e outras pendentes de confirmação.

Em Nova Santa Rosa, por enquanto, cogita-se apenas a exoneração do Secretário Municipal de Saude, Noedi Hardt, que pelo MDB colocou seu nome a disposição para a sucessão do atual prefeito Norberto Pinz.

Em Entre Rios do Oeste, três secretários já deixaram o Governo Municipal para disputar vaga na Câmara Municipal: Valdecir Nunes, o Buiú, que respondia pela Secretaria de Viação e Obras; Gilmar Backes, o Bife, que respondia pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; e Solange Schlindwein, até então Secretária de Saude.

Em Quatro Pontes o prefeito João Laufer confirma a saída de quatro secretários: Carlos Becker, da Viação e Obras; Tiago Hensel, da Administração; Silvestre Rohden, da Secretaria de Finanças; e Marco Wickert, da secretaria de saúde.

Exceção a Tiago Hensel , que deverá concorrer na majoritária, como vice ou cabeça de chapa, os demais vão disputar a Câmara de Quatro Pontes.

Em Pato Bragado, por enquanto, cogita-se três desincompatibilizações , dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário eleitoral: John Nodari, secretário de saúde; Arlete Gross Schneider, da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente; e da servidora concursada, lotada na Secretaria de Saude como diretora do setor de Atenção Básica, Simone Tornquist.

Em Mercedes pelos dois dos atuais secretários vão disputar cadeira na Câmara de Vereadores e portanto deixam a equipe da prefeita Cleci Loffi: o secretário de Viação e Obras, Altair Loffi e o secretário de Educação e Cultura, Gilson Backes.

Em Marechal Cândido Rondon, por enquanto nada de oficial em relação a desincompatibilizações, mas nas próximas horas inevitavelmente ocorrerão anúncios a respeito.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.